Unidade foi a primeira a ser revitalizada na atual gestão municipal
A Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Luzia, que vai completar dois anos, prima pela qualidade e humanização nos atendimentos com duas equipes médicas, além dos profissionais do e-Multi. O posto, que realiza uma média de 2,5 mil atendimentos por mês, foi a primeira unidade a ser revitalizada em São Gonçalo no governo do prefeito Capitão Nelson.
Moradora do bairro há mais de 20 anos, a fiscal de loja Roberta de Souza Mendes, de 50 anos, elogiou uma das médicas do posto. “Foi ela que descobriu todos os meus problemas de saúde. Me passou vários exames, me investigou toda e agora está me encaminhando para os tratamentos. Tenho muito que agradecer. A obra foi ótima. Modernizou a unidade, que está oferecendo um melhor atendimento”, opinou Roberta.
A unidade tem três consultórios com dois médicos generalistas e um consultório com dentista. A cuidadora Cintia Pires Marçal, 45, foi para a consulta odontológica. “A revitalização foi muito boa. Antes, era uma situação precária. Melhorou muito. Agora, eu entendo que é muito importante a gente zelar pelo que foi feito para a gente continuar tendo um atendimento melhor e de qualidade. A população tem que participar dessa manutenção”, opinou Cintia.
Entre os serviços oferecidos estão as consultas com as equipes de enfermagem, vacinação, puericultura, curativo, preventivo, pré-natal e laboratório (exames de sangue, urina e fezes). Também há atendimentos pelo e-Multi com fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, educador físico e assistente social. E os programas da Atenção Básica também estão disponíveis.
A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do prefeito Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência).
“Estamos fazendo a diferença para a população e para os servidores, que estão ganhando unidades humanizadas para o trabalho. Essa foi a primeira entregue, mas chegamos à entrega da 39ª com a USF Elza Borges, que também fica em Santa Luzia. E vamos continuar avançando. O objetivo é revitalizar todas as unidades próprias”, destacou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
Fotos: Fabio Guimarães
Texto: Ascom PMSG