Audiência Pública reúne população para debater Estudo de Impacto de Vizinhança de novas unidades da Petrobras em Itaboraí

Audiência Pública reúne população para debater Estudo de Impacto de Vizinhança de novas unidades da Petrobras em Itaboraí

O encontro aconteceu na Estação Cidadania, em Nova Cidade

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), realizou nesta quarta-feira (06/08) uma audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente à implantação de novas unidades operacionais da Petrobras no município.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, técnicos da Petrobras responsáveis pelo estudo, representantes da área de Responsabilidade Social da estatal e grande participação popular.

Durante a audiência, foram debatidos diversos impactos relacionados ao novo polo de produção de combustíveis e lubrificantes da Petrobras, que será instalado no Complexo de Energias Boaventura, no bairro Sambaetiba.

Entre os temas abordados pelos moradores estavam o déficit de oportunidades para a mão de obra local, problemas com a qualidade do ar, e também com questões sobre impactos observados atualmente tais como vibrações e estruturas residenciais comprometidas, além das demais preocupações relacionadas ao cotidiano das comunidades vizinhas ao empreendimento.

Moradores de bairros como Alto do Jacú, Sambaetiba e Picos estiveram presentes, reforçando o compromisso da população com a construção de uma cidade mais justa, sustentável e participativa. Todos os participantes tiveram espaço para manifestar dúvidas, preocupações e sugestões, garantindo que a audiência cumprisse seu papel de instrumento democrático.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Alyne Saldanha, a audiência foi extremamente positiva.

“Foi um momento importante de escuta e transparência. A Prefeitura de Itaboraí está ao lado da população para garantir que os impactos desse empreendimento sejam tratados com responsabilidade e diálogo. Vamos acompanhar cada etapa do processo, sempre em defesa dos interesses dos moradores”, afirmou a secretária.

Além da apresentação técnica do Estudo e do Relatório de Impacto de Vizinhança, a audiência também trouxe os mapeamentos de equipamentos comunitários da região e as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos profissionais envolvidos.

A Prefeitura reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano e ambiental responsável, priorizando a escuta ativa da população e a mediação entre os diferentes atores envolvidos no processo.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *