Alunos do “Jovem Alerta” se formam em cerimônia nesta quinta (12)

Alunos do “Jovem Alerta” se formam em cerimônia nesta quinta (12)

Projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social com o CIEE

A formatura de mais uma turma do “Jovem Alerta”, realizada na tarde desta quinta-feira (12), foi um preparatório para pessoas de 14 a 22 anos que estão sendo inseridas no mercado de trabalho. O encerramento do curso aconteceu na Escola Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu, onde também foram ministradas as aulas.

O “Jovem Alerta” é realizado através de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Educação da Prefeitura de São Gonçalo com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Durante o evento, os jovens falaram um pouco sobre o que aprenderam no curso e ganharam um certificado de conclusão. A partir de agora, eles terão a possibilidade de serem encaminhados para o banco de vagas do Programa Jovem Aprendiz e Estágio pelo CIEE. As aulas desta turma tiveram início em outubro.

O projeto tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento pessoal e profissional de jovens e adolescentes que desejam entrar no mercado de trabalho, a partir de ações progressivas. Durante a capacitação, ministrada por profissionais do CIEE, foram realizadas oficinas sobre como preparar currículo, processo seletivo e linguagem no mundo do trabalho; palestras sobre juventude e trabalho, empreendedorismo e economia social, saúde na juventude, entre outros assuntos, além de um encontro com as famílias dos jovens com a ideia de promover a interação entre todos.

Foi o que explicou Susana Gonçalves, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de São Gonçalo. O PETI faz parte da Subsecretaria da Infância e Adolescência do município, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, que, em parceria, com o CIEE, organizou o curso.

“Nossa intenção é que os jovens se preparem para o mercado de trabalho e para as vagas do Jovem Aprendiz. Pensamos as aulas para que eles consigam fazer seus currículos, saibam como se apresentarem em entrevistas, tenham condições de se informar sobre temas ligados a uma entrevista, a ideia de cidadania e outros temas que envolvem o mercado de trabalho. Ao todo, foram 10 aulas, incluindo a formatura”, disse.

Uma das jovens que se formou nesta turma foi Ágatha Ferreira, de 17 anos, moradora do Boaçu. “Eu adorei participar do projeto “Jovem Alerta” e aprendi várias coisas sobre o mercado de trabalho, que eu não sabia antes. Eu soube do projeto através de uma amiga e minha mãe nos inscreveu, eu e minha irmã de 15 anos. Eu estava ansiosa por esse dia da formatura, participei de todas as aulas e agora espero conseguir um emprego para o ano que vem e ter meu dinheirinho”, disse.

Vale destacar que um dos alunos da turma, inclusive, conseguiu uma vaga de emprego como Jovem Aprendiz enquanto ainda fazia o curso, mostrando a eficiência do projeto.

Além de Susana, estiveram presentes no evento Kezia Rodrigues de Carvalho, coordenadora da Juventude de São Gonçalo; a diretora do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, Cláudia Hollanda Reis; e a representante da Gerência de Assistência Social, Filantropia e Qualificação Profissional do CIEE Rio, a psicóloga Renata Martins.

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *