Encontro reuniu lideranças políticas na manhã desta sexta-feira. Em Niterói, candidato é acusado de não seguir as regras do debate
O candidato à reeleição como prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), teve um grande encontro político na manhã desta sexta-feira (30) com o governador do Estado, Cláudio Castro e todos os vereadores da coligação São Gonçalo no Caminho Certo, no bairro Estrela do Norte.
A reunião de apoio à candidatura de Capitão Nelson contou com a participação do vice-prefeito na chapa, João Ventura; do deputado federal Altineu Côrtes e dos deputados estaduais Douglas Ruas, Bruno Boaretto e Anderson Moraes, além do senador suplente Bruno Bonetti.
O governador Claudio Castro relembrou 2020, logo após o resultado das eleições municipais, onde Capitão Nelson saiu vitorioso como prefeito eleito de São Gonçalo. Ele também contou que recebeu a visita de Capitão e Douglas Ruas em um encontro mediado pelo líder do PL na Câmara dos Deputados, o deputado federal Altineu Côrtes.
“Achei que seria uma visita de cortesia, pois eles ainda estavam comemorando. Chegaram com uma pasta cheia de projetos. Falei pra ele comemorar e no ano seguinte, voltar e mostrar esses projetos. Ele me respondeu o seguinte: ‘Não, governador, o trabalho em São Gonçalo vai começar agora’. E ali começava uma grande parceria”, contou Claudio Castro, que também ressaltou aos candidatos e candidatas a vereador, a importância de apresentar o trabalho realizado por Capitão aos eleitores.
Capitão Nelson relembrou os anos nos quais São Gonçalo permaneceu sem representatividade política e sem grandes obras sendo realizadas.
“A maioria das obras que temos em andamento hoje, são realizadas em parceria com o governador Cláudio Castro. São Gonçalo, a segunda maior cidade do Rio de Janeiro, por décadas foi deixada por causa de descasos políticos. Nós somos uma grande força política no cenário do Estado”, disse Capitão Nelson.
“São Gonçalo foi deixado de lado pelas últimas gestões do governo do Estado, por brigas políticas. Todo mundo vinha aqui em época de eleição e depois virava as costas para o nosso município. Pela primeira vez na história, nós temos um governador que frequenta nossa cidade durante todo o ano entregando melhorias para o nosso povo gonçalense”, disse o deputado estadual Douglas Ruas, destacando obras realizadas em parceria entre a prefeitura e o Estado, como o Restaurante do Povo, Muvi, obras em Vista Alegre, Jardim Bom Retiro e Parque RJ.
“É primeira vez na história em que os candidatos vão fazer campanha com um prefeito que tem 86% dos votos válidos”, disse o deputado Federal Altineu Côrtes, lembrando a última pesquisa eleitoral divulgada sobre as eleições para prefeito em São Gonçalo e ressaltando a importância da parceria com o Governo do Estado para os avanços em obras de infraestrutura.
Também nesta sexta-feira (30), teve início a propaganda eleitoral obrigatória de rádio e TV. No primeiro programa apresentado à população gonçalense, Capitão Nelson destacou a mudança de vida para os moradores, em especial na área da saúde, com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR).
“Nos programas eleitorais será apresentado não só o trabalho que realizamos até aqui, como também o trabalho que ainda queremos realizar para seguir no processo de transformação da nossa cidade”, destacou Capitão Nelson.
O atual prefeito, na noite da última quinta-feira (29), teve uma agenda movimentada com três encontros seguidos, junto a eleitores e vereador e candidatos a vereador, nos bairros São Miguel, Paraíso e Estrela do Norte.
Nesta sexta-feira, após cumprir compromissos de governo, Capitão Nelson teve encontros com candidatos a vereador durante a noite.
Em Niterói, o candidato do PL, Carlos Jordy, está sendo acusado pela candidata Talíria Petrone (Psol) de não seguir as regras do debate do G1. “As regras eram claras para os candidatos à Prefeitura de Niterói. Entretanto, Carlos Jordy (PL) infringiu duas vezes uma das normas que não autoriza a reprodução de imagens e sons do debate, ressalvando o compartilhamento de links dos sites oficiais da Globo, GloboNews, Globoplay e G1”, disse ela na nota.
Segundo Talíria, o candidato da extrema direita postou em suas redes sociais o recorte de dois momentos da sabatina e já totaliza mais de 200 mil de visualizações das duas publicações.
“Ao entrar em contato com a produção do G1, tivemos a resposta de que o jurídico tem um sistema automático para identificar e derrubar esses cortes irregulares, mas de qualquer forma já foi adiantado o link para eles”, afirmou no texto
As equipes dos candidatos Talíria Petrone (Psol) e Bruno Lessa (Podemos) aguardam a ação do jurídico da Globo e a exclusão dos posts irregulares do adversário.
“A duração dessas postagens ajuda na campanha do Jordy. É desigual para quem segue as regras à risca”, afirmou a deputada federal Talíria Petrone.
Procurado, Carlos Jordy disse que os candidatos estão tentando emplacar notícia sobre isso.
“A Globo nem falou nada. Ela tem que cuidar da campanha dela. Se estivesse fazendo isso, talvez conseguiria estar maior, mas nem a esquerda vota nela”, afirmou Jordy.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.