Morreu, nesta terça-feira (27), o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional (URU), aos 27 anos. O defensor teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, segundo o Hospital Albert Einstein. Ele estava internado desde a última quinta-feira (22), quando passou mal durante o jogo da equipe uruguaia contra o São Paulo, válido pela Libertadores, no Morumbi.
A informação da morte foi divulgada pelo clube uruguaio nas redes sociais:
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável“, disse o Nacional na nota.
Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde quinta-feira (22). Ele foi levado de ambulância para o local após passar mal e cair sozinho no gramado do MorumBis durante o jogo entre São Paulo e Nacional (URU).
O zagueiro teve uma arritmia (alteração no ritmo normal dos batimentos) seguida de parada cardíaca e foi reanimado. Ele foi atendido por médicos dos dois times no gramado do MorumBis e deu entrada no hospital já em parada. Manobras de ressuscitação foram realizadas, e o desfibrilador também foi usado.
Izquierdo ficou sedado e respirou com auxílio de ventilação mecânica. Segundo nota divulgada pelo Nacional na última sexta-feira (23), ele estava estável e em observação na UTI do hospital há cinco dias.
No último domingo, Izquierdo passou por exames que mostraram “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Na segunda, um novo boletim divulgou piora no quadro de saúde.
CARREIRA – Juan Izquierdo foi revelado pelo Cerro (URU). Ele fez sua estreia na equipe profissional em 2017.
O defensor ainda passou por Peñarol e Montevideo Wanderers antes de ter sua única experiência internacional. Em 2021, ele se transferiu para o Atletico San Luis, do México.
A passagem pelo exterior durou pouco. O zagueiro ficou apenas seis meses no futebol mexicano e voltou para o Montevideo Wanderers.
Izquierdo teve duas passagens pelo Nacional (URU). A primeira delas aconteceu no começo de 2022. No ano seguinte, ele defendeu o Liverpool (URU) e voltou ao Nacional no começo de 2024 — o defensor era reserva no time.
Izquierdo começou no banco de reservas contra o São Paulo e entrou no lugar de Coates durante a partida, antes de passar mal.
O zagueiro conquistou três títulos ao longo da carreira: dois Campeonatos Uruguaios e uma Supercopa Uruguaia. Ele nunca foi convocado para a seleção.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.