Policiais do Programa Segurança Presente doam sangue no Hemorio

Policiais do Programa Segurança Presente doam sangue no Hemorio

Os policiais militares do Programa Segurança Presente se mobilizam para salvar vidas, desta vez, fora das ruas e nesta segunda-feira (26), doarão sangue no Hemorio. Segundo a Secretaria de Governo do Estado, a expectativa é que pelo menos 200 homens e mulheres participem da ação.

O estoque de sangue do Hemorio abastece 180 unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital do Hemorio, que atende a pacientes com doenças hematológicas.

Solidariedade salvou policial

Na região da Pavuna, na Zona do Rio de Janeiro, mais de 500 pessoas em uma rede de solidariedade salvaram a vida do  soldado Ivanildo Silva de Oliveira, de 42 anos. Foram tantas pessoas que até as enfermeiras do banco de sangue pensaram que o paciente era um artista famoso.

O policial militar foi baleado na perna enquanto estava de serviço na tarde do último, na divisa entre a Pavuna, na Zona Norte do Rio, e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Atingido em uma artéria, o PM foi socorrido para um hospital público, mas acabou perdendo muito sangue. Na mesma noite, parentes e amigos começaram a divulgar pedidos de doação para Ivanildo. Só no dia seguinte, mais de três centenas de conhecidos procuraram o Hemorio em nome do soldado.

— A gente direcionou para as redes sociais, WhatsApp, Instagram… Fomos divulgando. Até van do bairro onde a gente mora, em São João de Meriti, organizaram para poder participar. Foi tudo muito emocionante — contou a empresária Viviane Silva de Oliveira, 34 anos, irmã do PM.

Em um dia Ivanildo recebeu três bolsas de sangue. No dia seguinte, foram mais dez unidades de “concentrado de hemácias”. As doações, claro, ajudaram na luta do policial e de outros pacientes.

— Graças a Deus, além de ter ajudado bastante a ele, vai poder ajudar muitas outras pessoas — agradeceu Viviane.

Lotado no 21º BPM (São João de Meriti), Ivanildo estava atuando pelo programa Operação Segurança Presente quando foi baleado. Na ocasião, uma equipe do próprio 21º BPM foi atacada a tiros por bandidos enquanto fazia um patrulhamento de rotina.

A viatura do soldado seguiu para o local para dar apoio aos colegas de farda, mas os criminosos empreenderam uma fuga de moto, dando início a um novo tiroteio. Um sargento que estava no veículo com Ivanildo também foi atingido no confronto.

Com informações Extra

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *