O responsável pela obra não soube informar sobre as licenças
Os policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca, flagraram, nesta terça-feira (13), o corte de talude para nivelamento de greide e corte de árvores de pequeno e médio porte do bioma mata atlântica, em Niterói, na região metropolitana.
Os agentes se dirigiram à Várzea das Moças após informações encaminhadas pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (2253 1177), específico para recebimento de denúncias sobre crimes ambientais.
Segundo a ocorrência, os agentes de posse das informações, fizeram com que a equipe da 6ª UPAm procedesse à Rua José Luciano Rodrigues, onde constataram os ilícitos no interior da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca, degradando cerca de 300 metros quadrados de área.
O responsável pela obra informou ter sido contratado para realizar a construção de uma residência e não soube informar sobre as licenças, fazendo então contato com a proprietária do terreno.
Aos policiais, a mesma teria dito não saber da existência de autorizações pertinentes e, com base no artigo 40 da lei 9605/98 além do artigo 2º da lei 9.985/00, os agentes, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, procederam à 81ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.
É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.
