Moradores de outros bairros foram surpreendidos pela sujeira. Nas redes sociais, internautas comentaram que carros e casas foram afetados
O surgimento de fuligens em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, assustou moradores da área na tarde do último domingo, 24. Quem mora na área, disse que foi por causa de um incêndio na mata de Santa Bárbara. Nas redes sociais durante toda a tarde haviam postagens sobre a nuvem de sujeira que caiu.
Em um grupo de whatsapp várias pessoas confirmaram que a fuligem foi proveniente do incêndio feito à noite na tentativa de driblar a fiscalização. Pela dimensão da área atingida, os moradores acreditam se tratar de uma queimada de resíduos industriais.
“Estou muito perto aqui 77ºDP e a fumaça está muito forte. Está todo mundo fechando às janelas”, disse uma mulher na postagem. Já outra que mora na Rua Dr. Carlos Halfeld afirmou chegar em casa e ver muita sujeira na janela. “Meu prédio é exatamente na rua em frente, muita fuligem mesmo, cheguei em casa e tá tudo sujo”, lamentou a moradora.
Em nota o Corpo de Bombeiros informou que, por volta das 13h:40 agentes do 3ºGBM Grupamento de Bombeiro Militar (3ºGBM) foram acionados para conter o fogo na vegetação próximo a Rua Jandira Pereira.
O fumaça foi vista de longe. E um carona de um motorista da Ponte Rio Niterói fotografou o ocorrido. “Muito fogo deve estar ocorrendo. Não é possível que isso sempre acontece. As autoridades deviam estar de plantão para que essa frequente queimada não seja provocada”, ressaltou a nutricionista Bruna Silveira, moradora de Icaraí.
A queima de resíduos na Lei Federal 9.605/98 e na Lei 605/2001 pode ser passível de multa que vai de 10 a 500 Unidades Fiscais do Município (UFMs). O valor da multa varia de acordo com a gravidade do crime, o tipo de material queimado e o tamanho da área atingida.
Fotos: Plantão Em Foco/ Sofia
Miranda/ Reprodução