Ação de conscientização integra o Maio Amarelo
O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta quarta-feira (8), mais uma edição do Projeto Saúde e Educação/ Prevenção de Acidentes, que contou com a parceria da Secretaria de Saúde e do Sest Senat de São Gonçalo.
Dessa vez, a ação ocorreu na garagem da viação Mauá, localizada no Boaçu. Essa é uma das ações desenvolvidas no Maio Amarelo, que busca chamar a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito, com mortos e feridos.
O objetivo da ação é prevenir acidentes de trânsito, investindo em campanhas de promoção e incentivando atitudes preventivas, como evitar de beber e dirigir, debatendo também sobre a Lei Seca. A campanha nacional do Maio Amarelo deste ano é ‘A Paz no Trânsito Começa Por Você’.
Além disso, o projeto estimula o autocuidado e a conscientização. No local, profissionais de saúde realizaram exames de AIDS e sífilis, aferição de pressão, vacinação contra a gripe, além de debates sobre a saúde do homem, da mulher (com profissionais do Espaço Rosa) e dos idosos. O Sest Senat também estava divulgando cursos gratuitos para a empresa, como motoristas de ônibus, condutor de emergência, de produtos perigosos e escolar, e serviços, como odontologia e fisioterapia.
Para o secretário municipal de Transportes, Fábio Lemos, o projeto mostra aos motoristas das empresas como é importante cuidar de sua saúde.
“Esta é a primeira vez que o projeto foi feito neste ano. Estamos iniciando aqui a campanha do Maio Amarelo: ‘A Paz no Trânsito Começa Por Você’. Vamos fazer outras ações no mês desse tipo. Temos como objetivo mostrar para os motoristas como é importante se cuidarem, principalmente porque eles estão no trânsito constantemente. Caso passem mal ao dirigir, os motoristas sofrem com as consequências e colocam em risco também os passageiros. Então, é importante relembrá-los como é importante manter a saúde em dia”, afirmou Lemos.
Os funcionários da Viação Mauá aprovaram o projeto e puderam aproveitar as atividades desenvolvidas na ação para entender melhor os perigos do trânsito. Em uma das atividades, as pessoas precisavam desviar dos cones de trânsito usando um simulador de embriaguez para imitar como é a visão das pessoas que bebem e dirigem.
Um dos que brincou e gostou do equipamento foi Luís Celso Pacheco da Silva, de 50 anos. Ele trabalha há 14 anos na empresa e ocupa a posição atual de líder operacional. “Para mim, é ótimo! Fui orientado sobre temas de saúde, tomei a vacina da gripe, que eu já estava planejando ir no posto para tomar, e vou levar para a minha família todos os conhecimentos que aprendi. O evento foi ótimo e espero que ocorra mais vezes”, disse ele, que mora no Porto do Rosa.
Alex Reis, de 50 anos, trabalha há 15 anos na empresa e atualmente é auxiliar de tráfego. Ele também gostou das atividades desenvolvidas na ação. “Eu tomei a vacina da gripe, fiz testes de saúde e soube mais sobre alguns pontos da saúde do homem e da mulher, vou levar para a minha família. Ações como essa são importantes e nos proporcionam um bem estar e um cuidado maior com a nossa saúde”, disse o morador do Engenho Pequeno.
Ainda neste mês, mais duas ações irão ocorrer em São Gonçalo. Uma na próxima terça-feira (14), na garagem da Viação Rio Ita, e outra no dia 16 de maio, na Viação Fagundes. Durante todo o mês, serão desenvolvidas atividades do Maio Amarelo.
Fotos: Fabio Guimarães