As crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Formando Vidas, no bairro Mutuaguaçu, estão rindo à toa. Mais de 100 aprenderam brincando sobre orientações de trânsito através do projeto Escola Cidadã, desenvolvido pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo.
Segundo as informações, essa foi a primeira escola em que o projeto esteve em 2024.
“Através de videoaulas, as crianças das 12 turmas da unidade, que cuida do Berçário II à Pré-Escola II, foram ensinadas sobre a importância de olhar para os dois lados da rua ao atravessar, o cuidado que os adultos devem ter para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, os cuidados ao andar de moto e outros. Dessa forma, as crianças já crescerão tendo essas noções de trânsito e conseguirão também conscientizar seus pais”, disse a Prefeitura na nota.
O secretário de Transportes Fábio Lemos falou sobre o objetivo do projeto. “O Departamento de Educação para o Trânsito, através do Escola Cidadã, vai até as escolas e trabalha a questão da orientação de segurança para o trânsito desde a Educação Infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. Dependendo do nível das escolas, produzimos o material. Hoje, como estamos lidando com crianças mais novas de creche, os vídeos são bem curtinhos”, explicou Lemos.
Na ocasião, foram apresentados vídeos que falam sobre a importância do cinto de segurança, da sinalização vertical e horizontal, a importância de dar a mão para um adulto quando for atravessar a rua, dentre outros. Tudo de forma lúdica, com princesas e desenhos explicativos.
“Além de vídeos, o Departamento também forneceu jogos com temática de trânsito para a unidade escolar, entre os quais jogos de tabuleiro, memória e dominó”, ressaltou o Executivo no texto.
A diretora da Umei, Eliete da Costa Rodrigues, explicou que foi ela quem solicitou a ação na escola por entender a importância desse tipo de ensino para as crianças.
“Esse projeto é importante para todos os alunos. Eu trabalhei, anteriormente, em uma outra unidade de ensino e conheci o Escola Cidadã. Me lembrei do projeto, me interessei e agendei para que ele ocorresse aqui também. Na minha opinião, a educação no trânsito tem que ser trabalhada nas crianças desde cedo. Esses pequenos vão conscientizar também seus pais, levando esses ensinamentos para casa”, afirmou a diretora.
Para inscrever a escola no projeto, basta enviar email para o semtran.edu@gmail.com solicitando agendamento e mencionando para quais turmas deve ser direcionada a realização do trabalho. É necessário deixar telefone para contato.
Foto: Julio Diniz
Texto: Ascom PMSG