Noticiário periódico mostrou o primeiro dia de aula de Iolanda Ribeiro Conti na faculdade
A edição de um jornal periódico mostrou o primeiro dia de aula de uma caloura de nutrição. O bate-papo no corredor, aquele frio na barriga de recomeçar, de conhecer os novos colegas. O primeiro dia de aula é inesquecível. Para quem tem 91 anos então… Iolanda Ribeiro Conti está começando a faculdade de nutrição.
Parece que a primeira aula dessa turma quem deu foi Iolanda: sonho não tem idade. E outra coisa que ela ainda vai ensinar é que sonho não tem limite. Não faz muito tempo que essa universitária realizou outro desejo de uma vida inteira. Iolanda só aprendeu a ler e a escrever aos 85 anos. A Sônia Rogério foi a primeira professora da Iolanda.
“Geralmente, os alunos mais idosos chegam com um objetivo bem mais curtinho: querem aprender para ler a Bíblia, querem aprender para estudar com filhos, netos. Dona Iolanda não. Aos poucos, durante as aulas, ela abriu o sonho: eu quero ser nutricionista”, contou a professora Sônia Rogério.
A filha Vera Lucia Ribeiro Conti é que fez a matrícula na EJA, Educação de Jovens e Adultos em Guarulhos, na Grande São Paulo.
“Ela tinha essa tristeza, essa amargura. Muitas vezes, nós saímos com ela, ela queria comprar alguma coisa, ela tinha que colocar o dedão. Ela começou a aprender a escrever o nome dela, ela ficou muito feliz”, contou a filha Lúcia Ribeir Conti.
Era o início da vida escolar da menina que começou a trabalhar na roça aos 8 anos. Ela cresceu, se casou, criou quatro filhos. Nunca sobrou tempo para os livros. Agora, até o corpo teve que aprender a estudar.
“Quando eu peguei o lápis, ficou pesado na minha mão. E aí eu falei para ela: ‘Não aguento segurar o lápis’. Ela falou: ‘Não, Dona Iolanda. Quando a mão está pesada, a gente trabalha muito, a mão fica diferente’”, contou a estudante universitária Iolanda Ribeiro Conti.
A formatura no ensino médio em dezembro de 2024. O vídeo da formatura fez tanto sucesso que Iolanda ganhou uma bolsa integral para fazer faculdade.
“Eles fizeram surpresa para mim lá na escola, tudo na hora de receber surpresa. Reuniram todos os meus colegas que estudaram comigo. Aí eu fui e eles: ‘Iolanda, Iolanda’. Desse jeito. Sempre tem alguma coisa a mais para aprender quando a pessoa quer”, diz Iolanda.
Deus me dando saúde, eu vou em frente. Querer é poder. Quando a gente quer, a gente alcança. Só correr atrás”, afirma Iolanda.
Fonte: G1
