Gonçalenses se reúnem em Fórum Municipal da Cidade nesta quarta-feira (24)

Gonçalenses se reúnem em Fórum Municipal da Cidade nesta quarta-feira (24)

Programação no Lavourão inclui entrega de cadernos técnicos do Projeto Fortalece SG e processo eleitoral para composição do Conselho Municipal da Cidade

A formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável de São Gonçalo será o foco do Fórum Municipal da Cidade, que acontece nesta quarta-feira (24), das 9h às 17h, no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte.

O evento vai reunir representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições parceiras para debater propostas e fortalecer a participação social na construção das diretrizes para o futuro do município.

Na ocasião, será realizada a cerimônia de entrega dos cadernos e produtos técnicos elaborados por meio da parceria entre o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo (PMSG). Os materiais são resultado das ações desenvolvidos na iniciativa Fortalece SG, voltadas ao fortalecimento da governança urbana, do planejamento territorial e do desenvolvimento sustentável da cidade.

A programação terá início pela manhã com a mesa de abertura da cerimônia de entrega dos produtos técnicos, contando com a participação de autoridades convidadas. Após a entrega dos materiais, serão realizadas duas palestras voltadas à temática do planejamento urbano, da gestão participativa e do desenvolvimento sustentável.

O Fórum Municipal integra o processo de consolidação do Conselho Municipal da Cidade de São Gonçalo (CONCIDADES-SG), instituído pela Lei Municipal nº 1.550/2024. O espaço foi criado para ampliar o diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil, contribuindo para a construção de políticas urbanas mais inclusivas, sustentáveis e participativas.

Durante a programação da tarde, será aberta oficialmente a etapa de eleição dos membros da sociedade civil que irão compor o CONCIDADES-SG. O processo terá início com a leitura do regimento eleitoral e seguirá com a escolha das entidades e representantes que passarão a integrar o Conselho.

Para a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Rafaela de Santana, o evento representa um importante avanço para a cidade.

“O Fórum Municipal da Cidade de São Gonçalo representa um importante marco para o fortalecimento da participação social e da governança urbana no nosso município. Além da entrega dos produtos desenvolvidos em parceria com a ONU-Habitat, teremos um espaço qualificado de diálogo sobre planejamento territorial e desenvolvimento sustentável, culminando na eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o CONCIDADES-SG. Convidamos todos os segmentos habilitados a participarem deste momento de construção coletiva do futuro da nossa cidade”, destacou.

Foto: Julio Diniz/Arquivo

Passe sua informação pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.