Hospitais, unidades de pronto atendimento na Saúde, Restaurante do Povo e Parque RJ irão funcionar
O município de São Gonçalo vai ter ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nas próximas segunda-feira (16) e quarta-feira (18), devido ao feriado do Carnaval, comemorado na terça-feira (17).
Todos os órgãos públicos municipais estarão fechados durante todo o período carnavalesco (de 14 a 18 de fevereiro). Com a medida, a maioria dos locais funciona até esta sexta-feira (13) e retoma os atendimentos ao público no dia 19 de fevereiro. Os serviços essenciais, no entanto, estarão funcionando normalmente, assim como a coleta de lixo nos bairros.
O Restaurante do Povo de São Gonçalo fica fechado sábado (14) e domingo (15), como de rotina. Abre na segunda (16), fecha no feriado do Carnaval (17), e reabre na quarta (18) normalmente. Nos dias de funcionamento, a unidade vai abrir a partir das 7h, com o café da manhã, e o almoço será servido a partir das 11h.
O Parque RJ Nosso Sonho, no Boa Vista, também vai funcionar durante o período de Carnaval, das 6h às 22h, para receber a população gonçalense em seu espaço com quadras, cascata de água, skatepart, pista de corrida e caminhada, entre outras áreas para atividades recreativas e esportivas. Excepcionalmente, o parque abrirá também na segunda-feira, mas fechará na quarta-feira de Cinzas (18) para manutenção.

Na área da saúde, as unidades de urgência e emergência de porta aberta estarão funcionando 24h. São elas: Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia; prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto; Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.
O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), em Lagoinha; Hospital Municipal de Retaguarda Gonçalense (HRG) e HLP funcionam normalmente, mas não são porta aberta. Eles só atendem os pacientes previamente agendados e para visitas aos pacientes internados. As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem no sábado (14), das 8h às 13h. Depois, elas reabrem na quinta-feira (19).
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps Francisco dos Santos Siqueira, no Patronato (Rua Maria Rita, 883) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três) também funcionam 24h durante todo o período.
Os polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto; e Hélio Cruz, em Alcântara; abrem, respectivamente, na segunda (16) e na terça (17), das 8h às 12h, exclusivamente para a aplicação da vacina antirrábica humana. Quando necessária a aplicação do soro antirrábico ou nos dias que os polos não abrem, o paciente pode procurar o Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias.
Os servidores lotados nas secretarias municipais de Conservação e de Desenvolvimento Urbano, Saúde e Defesa Civil e de apoio administrativo escalados pelas chefias imediatas em virtude de exigências técnicas, essencialidade ou por motivo de interesse público vão trabalhar, normalmente, durante todo o período.
Todas as outras unidades de saúde da atenção primária à saúde, saúde coletiva e especializada ficam fechadas de sábado (14) até quarta-feira (18). São elas: todos os postos de saúde, clínicas, Ciesg, PAMs, CER III, Espaço Rosa, Cavems, polos sanitários e outros Caps. Todos reabrem na quinta-feira (19).
Foto: Fabio Guimarães
São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

