Com cerca de 10 mil litros de água distribuídos, ação da Cedae atendeu trabalhadores e pessoas em vulnerabilidade social em estações de trem e áreas de grande circulação. Ação segue nesta terça-feira
No dia mais quente deste início de ano, com temperaturas que ultrapassam 40°C no Rio de Janeiro, segundo o Climatempo, o Governo do Estado manteve ações emergenciais de hidratação para reduzir os impactos da onda de calor sobre a população.
Nesta segunda-feira (12/01), por meio da Cedae, foram distribuídos cerca de 10 mil litros de água gelada em pontos estratégicos da Região Metropolitana, com foco nos trabalhadores em deslocamento, pessoas em situação de vulnerabilidade social e população em situação de rua.
– Diante do forte calor, seguimos mobilizados para proteger a população e minimizar os riscos à saúde. A hidratação é uma medida simples, mas fundamental, especialmente para quem passa o dia nas ruas trabalhando ou se deslocando. O Estado continua atuando de forma integrada para enfrentar os efeitos dessa onda de calor – afirmou o governador Cláudio Castro.
As ações de hidratação seguem hoje, das 9h às 16h, em pontos espalhados pela Região Metropolitana (veja a lista mais abaixo). A expectativa é de que sejam distribuídos mais 10 mil litros de água por equipes em estandes fixos e pela frota da hidratação, composta por bicicletas e kombi com reservatórios. A prioridade é atender trabalhadores em deslocamento, pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, além de crianças em colônias de férias em parques públicos.
Nesta segunda-feira, as equipes da Cedae estiveram presentes com pontos itinerantes em São Gonçalo, ao lado do Terminal Rodoviário de Alcântara, em Duque de Caxias, na região do Mergulhão, em Nova Iguaçu, na estação ferroviária.
Teve ação nas estações de trem da Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira, além de pontos de grande circulação no Centro do Rio.
A operação contou com a Frota da Hidratação, formada por bicicletas, kombi e estandes fixos, além de aguadeiros. Toda a água distribuída é potável, captada diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. A entrega foi feita em copos biodegradáveis, mas também foi permitido o abastecimento de garrafas pessoais e recipientes para animais.
Para garantir a qualidade da água, o Laboratório Móvel da Cedae acompanhou a operação com análises realizadas de hora em hora, avaliando parâmetros como turbidez, cor e pH, conforme os protocolos sanitários.
Alívio em meio ao calor
Entre uma loja e outra no Calçadão de Madureira, a copeira Vera Lúcia Gomes aproveitou a pausa para se refrescar.
– A sede é grande e a gente precisa se hidratar o tempo todo com esse calor. Essa ação ajuda muito, principalmente para quem passa o dia na rua. É importante pra quem passa o dia na rua, seja trabalhando ou aproveitando – contou.
Assim como Vera, o bombeiro hidráulico Dailson Santos também precisou de alguns copos de água gelada para enfrentar as altas temperaturas desta segunda-feira.
– O calor está brabo demais. É difícil até trabalhar tranquilo com um sol tão forte em cima da gente. Espero que a Cedae faça mais desse trabalho pelo Rio. É importante para o cidadão enfrentar bem a semana – disse.
Atuação no fim de semana
No sábado (10/1) e no domingo (11/1), quando a cidade registrou praias cheias e sensação térmica elevada, as ações se concentraram na orla de Copacabana e no Aterro do Flamengo. Ao todo, 12 bicicletas-pipa foram posicionadas entre os postos 1 e 6, do Leme ao Forte de Copacabana. No Aterro, a kombi da hidratação e bicicletas atenderam o público que circulou pela região. Cerca de 20 mil litros de água foram distribuídos ao longo dos dois dias.
Balanço da Operação Verão
Desde a última semana de 2025, durante períodos de onda de calor, a Cedae já forneceu mais de 70 mil litros de água em áreas de grande circulação. Em dias úteis, as ações se concentram em estações de trem e regiões centrais da Região Metropolitana. Nos fins de semana e em datas de grande público, como a véspera de Ano-Novo, o foco são praias e parques.
As ações seguem o protocolo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que prevê a mobilização de medidas preventivas a partir do Estágio 3 de calor, priorizando a proteção da saúde da população.
Pontos de hidratação desta terça-feira (13/1), das 9h às 16h:
– Estações de trem:
Central do Brasil
Bangu
Campo Grande
Madureira
Nova Iguaçu
– Parques públicos
Parque Madureira (área molhada)
Parque Oeste (pergolados)
Parque Pavuna (área molhada)
Parque Realengo Susana Naspolini (ao lado da praça de alimentação)
Parque Rita Lee (próximo ao túnel)
– Duque de Caxias (Mergulhão)
– São Gonçalo (ao lado do Terminal Rodoviário de Alcântara).
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

