São Gonçalo recebe painel feito por artistas locais e de Volta Redonda

São Gonçalo recebe painel feito por artistas locais e de Volta Redonda

Projeto Conexão Graffiti garantiu murais que celebram a história das duas cidades

Mais um painel de grafite foi confeccionado no município de São Gonçalo no último domingo (07/09). Através do projeto Conexão Graffiti, união entre as Secretarias de Cultura de São Gonçalo e de Volta Redonda, painéis artísticos foram feitos para valorizar as identidades culturais e riquezas dos dois municípios.

O projeto foi realizado no mês do aniversário de emancipação de cada cidade. Em julho, Volta Redonda ganhou o painel que retrata o arigó, associado à história dos trabalhadores que ajudaram a construir a cidade, além da feira livre e as batalhas de rima. Já em São Gonçalo, o painel confeccionado na Trindade refere-se à segunda corrida automobilística do Brasil, que aconteceu no município, em 1909.

“Combinamos de fazer essa homenagem no mês em que cada cidade faz aniversário; os dois painéis pegam elementos históricos de cada uma. A cultura urbana tem uma ligação muito forte com a população, com os painéis, a cidade torna-se mais agradável. Acredito que boas práticas devem ser trocadas e difundidas, então é uma alegria imensa contar com essa parceria com a equipe de Volta Redonda,” disse a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira. 

“Apesar das cidades estarem em regiões diferentes, temos um ponto em comum que é o investimento forte na arte urbana. Em Volta Redonda, nós entendemos que os painéis nas ruas da cidade são uma forma de democratização da cultura. Chegando em São Gonçalo, eu vi o projeto maravilhoso que está acontecendo aqui também. Fico feliz pelo olhar das duas secretarias em ocupar as ruas com arte,” afirmou o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.

O Conexão Graffiti contou com a participação de quatro artistas, dois de cada cidade. Jader Mattos e Wendel Dias, de Volta Redonda, e Douglas Civic e Márcio Mac, de São Gonçalo.

“Os artistas que fazem parte dessa conexão são de Volta Redonda e do projeto gonçalense Cidade Ilustrada. Esse intercâmbio acontece entre duas cidades que têm a maior relevância no Estado do Rio de Janeiro em arte urbana. Criar essa conexão entre os artistas também é importante, pois garante novos aprendizados para todos eles,” destacou o artista gonçalense, Marcelo Eco, curador do Projeto Cidade Ilustrada, da Prefeitura de São Gonçalo.

“O nosso painel é a segunda parte dessa intervenção cultural com Volta Redonda e aqui vamos usar um estilo diferente. Eu trabalho mais com a técnica de lettering e o artista Mac vai aproveitar mais as cores e desenhos, na parte do corredor da corrida automobilística que vamos retratar,” contou o artista Douglas Civic.

Foto: Renan Otto e Fabio Guimarães

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *