Número significativamente elevado se deve ao início da temporada de filhotes
A Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, acolheu 309 animais silvestres apenas no mês de agosto. Os animais são resultado de resgates e também de entregas voluntárias feitas pela população.
O número significativamente elevado se deve ao início da temporada de filhotes, quando diversas espécies entram no período reprodutivo. Espécies como o gambá, que costumam ter várias crias de uma só vez, estão entre as mais recorrentes neste período. Muitas vezes, esses filhotes chegam sem suas mães, que podem ter sido vítimas de atropelamentos, ataques por animais domésticos ou outras interferências humanas.

Nessas situações, os filhotes são encontrados sozinhos e em estado de vulnerabilidade, exigindo cuidados intensivos, como alimentação especializada, controle térmico e manejo adaptado para a espécie e a faixa etária.
Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação.
“A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, através da ASAS, está comprometida com a recuperação e o bem-estar dos animais recebidos. Além disso, realizamos, através do Estudo Vivo e do projeto Meu Ambiente, orientações para crianças da rede municipal de educação sobre como agir diante do encontro com filhotes silvestres ou na natureza, destacando a importância da preservação da fauna e flora municipais. O trabalho dos nossos profissionais está totalmente interligado e uma ação influencia a outra, gerando um impacto positivo para o nosso município”, disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo, Fabio Lemos.

Fernando Medeiros, biólogo e técnico ambiental que é responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula, destacou como foi o trabalho das equipes com filhotes no mês de agosto.
“A equipe da ASAS se mobilizou para atender essa demanda sazonal, reforçando protocolos de cuidado neonatal e garantindo suporte adequado para cada animal recebido. Esse esforço é fundamental para aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes e permitir, quando possível, sua reintrodução segura ao ambiente natural”, destacou.
Todos os animais levados para a ASAS passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde dos animais. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies. Ao todo, a ASAS já resgatou mais de 2.600 animais silvestres desde sua inauguração, há três anos.
Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS
Telefone da ASAS: (21) 2199-6336
Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.
E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br
Comando de Polícia Ambiental
Telefone: 0300 253 1177.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
