Em Itaboraí, Casa de Cultura recebe espetáculo “Samba Nego Miudinho” a partir desta terça 26

Em Itaboraí, Casa de Cultura recebe espetáculo “Samba Nego Miudinho” a partir desta terça 26

A CCHAT fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, no Centro

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), em Itaboraí, vai receber nesta terça-feira (26/08), às 18h30min, a estreia do espetáculo “Samba Nego Miudinho”, que segue em cartaz até o dia 6 de setembro, com entrada gratuita. “A Casa abre espaço para o público mergulhar na história e na riqueza do samba brasileiro”, disse a Prefeitura no texto.

A abertura será marcada pela apresentação das Matriarcas do Samba, grupo formado por Selma Candeia, Vera de Jesus e Nilcemar Nogueira, herdeiras de três grandes nomes da música nacional: Candeia, Clementina de Jesus e Cartola. Em cena, o trio une música e contação de histórias, relembrando memórias familiares e trazendo à tona a força das mulheres na preservação dessa tradição cultural.

Além da programação musical, o espetáculo conta com uma instalação interativa que apresenta a trajetória do samba por meio de painéis, fantasias de carnaval e elementos que destacam suas raízes africanas e sua importância na formação da identidade cultural brasileira.

Para o subsecretário e gestor da CCHAT, Alan Motta, o espetáculo reafirma o papel de Itaboraí na valorização da cultura popular.

“O samba é uma das manifestações mais importantes da nossa cultura, e Itaboraí tem a alegria de abrir espaço para projetos que celebram e preservam essa herança. A Casa de Cultura cumpre sua missão de ser um ponto de encontro entre tradição e novas gerações, proporcionando acesso gratuito a todos”, destacou o secretário.

Antes de chegar a Itaboraí, o projeto passou por Macaé e também terá edição especial no Museu do Samba, na comunidade da Mangueira, consolidando sua proposta de educação antirracista e valorização da memória do samba em diferentes territórios.

A realização é do Museu do Samba, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *