América do Sul pode ser afetada, com alertas para Equador e Colômbia
Um potente terremoto de magnitude 8,8 sacudiu nesta quarta-feira (30) o litoral russo da península de Kamchatka, onde várias pessoas ficaram feridas. O desastre provocou tsunamis no Japão, além de alertas em ambos os lados do Pacífico, incluindo Equador e Havaí.
O primeiro tsunami, de 30 centímetros, foi observado na costa japonesa, informou a emissora de televisão nacional “NHK”. A onda chegou à ilha japonesa de Hokkaido, no norte, e a “NHK” indicou que as ondas subsequentes poderiam ser muito maiores.
O tremor desencadeou advertências de ondulações de até três metros de altura nas costas do Pacífico, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico dos Estados Unidos, com sede em Honolulu, no Havaí.
Toda a costa norte-americana do Alasca à Califórnia, incluindo o Havaí, está sob alertas de tsunami de diferentes graus, segundo órgãos de controle do país.
O Equador está entre os países que poderiam ser atingidos pelas ondas, segundo o centro de alerta norte-americano. Um aviso também foi emitido na Colômbia por órgãos do próprio país. Foi feita uma ordem de evacuação na região da costa do Pacífico.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
