A solidariedade ganhou destaque no município de Itaboraí com a realização do Varal Solidário, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), como ponto alto do Dia D da Campanha do Agasalho. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10/07) e beneficiou mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a Campanha do Agasalho, que teve início no dia 02 de julho, foram arrecadadas mais de três mil peças de roupas e calçados, entregues pela população em diversas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Todo o material foi cuidadosamente separado e disponibilizado gratuitamente à população. Cada participante pôde escolher até três peças de roupas e um par de sapatos, mediante a retirada de senha, garantindo uma distribuição organizada e justa.
O Varal Solidário aconteceu das 9h às 16h na Praça Prefeito Roberto Pereira dos Santos, no Centro, e simultaneamente em todas as unidades dos CRAS do município, localizadas nos bairros Aldeia da Prata, Visconde, Jardim Imperial, Apolo, Venda das Pedras, Itambi, Reta, Cabuçu e Ampliação. A iniciativa reforçou o lema da campanha deste ano: Doe. Compartilhe. Aqueça vidas.
Muito emocionada, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, destacou a força da mobilização comunitária.
“É um movimento que pode parecer simples, mas tem um significado enorme. Cada peça doada representa um gesto de carinho e acolhimento. Ficamos muito felizes em ver a população ajudando e, ao mesmo tempo, recebendo esse apoio com dignidade. Essa corrente do bem aquece o corpo e o coração”, afirmou a secretária.
Moradora do bairro Rio Várzea, Sheila Rodrigues, de 45 anos, agradeceu a iniciativa.
“Com esse frio todo, uma roupa quentinha ajuda muito. Acabei de pegar algumas peças e já estou pensando em quem mais poderá ser ajudado também”, contou a doméstica.
A Campanha do Agasalho segue em andamento na cidade. As doações podem ser feitas nas unidades dos CRAS e na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
