Projeto tem como objetivo desenvolvimento artístico dos gonçalenses
As aulas do CRIA SG 2025 já começaram com uma série de cursos voltados para o desenvolvimento artístico da população de São Gonçalo. Entre as opções oferecidas, está a aula de coral, ministrada pelo maestro Josias, que tem como objetivo formar um grupo polifônico para futuras apresentações.
As aulas acontecem no auditório do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) e contam com mais de 30 alunos. Durante o curso, os participantes passam por várias etapas de aprendizado, começando com um diagnóstico vocal realizado pelo maestro, que identifica as habilidades de cada aluno.
Além disso, os estudantes se dedicam a exercícios de alongamento, relaxamento e respiração, fundamentais para o bom desempenho vocal. Também são trabalhados vocalizes e outros exercícios que ajudam no treinamento da voz, além de noções de notação musical e fisiologia do trato vocal.
“É um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande alegria. Lidar com pessoas e com seu instrumento musical mais natural (a voz) é uma responsabilidade. Encontrei neste grupo alguns cantores com um timbre maravilhoso e isso só me faz querer mais. O Projeto CRIA SG tem me proporcionado momentos indescritíveis”, afirmou o professor.
O CRIA SG é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo e oferece aos cidadãos uma oportunidade única de aprender e se desenvolver no campo das artes. O projeto abrange diversos interesses culturais e oferece cursos que vão desde teatro e dança a música e locução.
“É muito importante termos um projeto como esse na nossa cidade, que capacita e dá oportunidade para os gonçalenses se inserirem nesse mundo da cultura”, afirmou a Secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira.
Atualmente, as aulas do CRIA SG oferecem uma variedade de cursos, incluindo Teatro, Ballet, Jazz, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Violão, Coral e Locução, atendendo a diferentes formas de expressão cultural e artística para a população local.
Foto: Luiz Carvalho
Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
