Escola de Ipiíba recebe “Projeto Calendário Ambiental Anual”

Escola de Ipiíba recebe “Projeto Calendário Ambiental Anual”

Mais de 20 alunos participaram da atividade nesta terça-feira (1)

O “Projeto Calendário Ambiental Anual” foi desenvolvido, na tarde desta terça-feira (1), em mais uma escola da rede municipal de ensino. Dessa vez, mais de 20 alunos do 4° ano do ensino fundamental do CIEP 414 Municipalizado Tarso de Castro, localizado em Ipiíba, debateram temas sobre o Dia Mundial da Água, celebrado no final de março.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, em parceria com a Secretaria de Educação, propõe um processo contínuo de ensino-aprendizagem interdisciplinar dentro das escolas, estimulando a reflexão sobre sustentabilidade e preservação ambiental, além de promover a conscientização sobre datas comemorativas relacionadas à educação ambiental, integrando esses temas à prática pedagógica ao longo do ano letivo.

Na aula desta terça-feira, foram debatidos temas ligados à água, como poluição, importância dos rios e outros. Foram desenvolvidos também jogos sobre o tema incluindo mímica e jogo de tabuleiro.

O secretário de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, Fábio Lemos, destacou a importância do projeto. “É muito importante educar as crianças sobre como cuidar do meio ambiente e a importância dos rios, da fauna e da flora no nosso cotidiano. Por isso, esse projeto é de suma importância. Nesse caso, debater sobre a água pode fazer com que os alunos entendam a importância de não poluir os rios, por exemplo. Todas as aulas do projeto são desenvolvidas através de temas sugeridos pelos professores das unidades, que seguem o projeto pedagógico da escola, indo de encontro com o que os alunos aprendem em sala de aula”, disse.

Glauce Batista Junior, educadora ambiental e coordenadora do projeto, falou sobre o que foi desenvolvido na atividade desta terça. “Esse é um projeto que dura o ano todo e buscamos trabalhar para sanar as dúvidas dos alunos. Aqui, estamos buscando conscientizar os alunos sobre a importância da água, da sua utilização, de não poluir as águas, de saber o quão importante é a água para o nosso planeta. A água é fundamental, por exemplo, para o turismo, para a agricultura, para o lazer e aqui os alunos aprendem muito de forma lúdica, seguindo a temática. Buscamos fixar conteúdo e divertir as crianças através dos jogos e desafios que trazemos”, disse.

João Pedro da Cruz Nunes, de 11 anos, foi um dos alunos que participou da atividade. “Eu gostei muito da aula de hoje. Vou contar para os meus pais em casa. Gostei muito do jogo e espero que tenhamos mais aulas desse tipo aqui”, afirmou.

Esta é a segunda escola na qual o projeto foi desenvolvido com os alunos em sala de aula. A primeira foi a Escola Municipal Luiz Gonzaga, em São Miguel, em março, no qual o tema debatido foi a condição dos animais de rua, que sofrem com fome, sede e maus-tratos, além de representarem um problema sanitário e ambiental.

Ao todo, nove escolas municipais foram selecionadas para integrar o projeto. Nessas unidades, professores e alunos trabalharão juntos em atividades educativas voltadas para a sensibilização ambiental.

Fotos: Julio Diniz

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *