Governo do Estado reforça segurança para o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

Governo do Estado reforça segurança para o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

O Batalhão de Polícia de Choque e o Batalhão de Operações Policiais Especiais também estão mobilizados para garantir a segurança dos foliões no Sambódromo

O Governo do Estado está intensificando o policiamento para o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, que começa neste domingo (02/03).

Ao todo, 12.550 policiais militares estão atuando em todo o estado, com reforço específico no Sambódromo, que conta com 51 viaturas, o Regimento de Polícia Montada e equipes do grupo de Rondas Especiais de Controle de Multidão (RECOM). Além disso, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também estão mobilizados para garantir a segurança dos foliões.

“Investimos em tecnologia, treinamento e reforçamos o policiamento para garantir que todos possam aproveitar o Carnaval sem preocupações. Unimos nossas forças para garantir que a festa seja aproveitada de forma alegre” declarou o governador Cláudio Castro.

O policiamento nos locais de maior aglomeração será reforçado pelos batalhões de área, como o 4º BPM e o 5º BPM, além da presença do RECOM nos desfiles e blocos de rua. O BPChq empregará Unidades de Controle de Distúrbios no Sambódromo, enquanto o BOPE estará de prontidão para situações emergenciais. Já o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) contará com policiais bilíngues nos principais pontos turísticos.

O empresário João Matheus, 40 anos, veio de Brasília e aprovou o esquema de segurança:

“Era um sonho conhecer o Carnaval do Rio, e estou gostando muito. A estrutura está muito bacana, com policiamento na rua e apoio da organização desde o primeiro dia. O entorno está bem seguro, encontramos tudo com facilidade e estamos vivendo este grande espetáculo”, disse João Matheus.

Aparato tecnológico na Marquês de Sapucaí

A tecnologia está sendo um grande aliado das forças de segurança. Foram instaladas 16 torres de observação na Sapucaí e em seu entorno, sendo seis da Polícia Militar e dez da Operação Segurança Presente.

O videomonitoramento conta com reconhecimento facial, que neste ano ganhou uma nova funcionalidade: a localização de pessoas desaparecidas. O Governo do Estado também lançou a “pulseira digital”, que auxilia na identificação de foliões perdidos em meio à multidão. Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo 190RJ, que integra o software de reconhecimento facial com as câmeras de videomonitoramento.

Seis prisões com auxílio do reconhecimento facial no Carnaval

O investimento em tecnologia tem sido fundamental para a segurança do Carnaval. Entre sexta-feira (28/02) e hoje (2/03), seis foragidos da Justiça foram presos com o auxílio das câmeras de reconhecimento facial, quatro delas na capital e duas em Volta Redonda.

Bombeiros socorrem integrante de agremiação

Durante o desfile do Império Serrano pela Série Ouro, neste sábado (01/02), militares do Corpo de Bombeiros socorreram um integrante da escola que desfilava como destaque em um carro alegórico. Ele sofreu um mal súbito, recebeu atendimento imediato e foi liberado no local. A operação foi realizada em conjunto com a brigada do Sambódromo.

A corporação atua com cerca de 500 agentes durante os desfiles na Marquês de Sapucaí.

Polícia Civil reforça atendimento nas delegacias no entorno da Sapucaí

A Polícia Civil mobilizou 3,5 mil agentes em todo o estado e montou um esquema especial para o Sambódromo. Foi instalada uma projeção da 6ª DP no Setor 11 da Sapucaí, que atuará junto ao Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, funcionando das 18h às 6h.

As ocorrências na região seguem uma divisão específica: Lado ímpar (Central do Brasil) – 5ª DP (Mem de Sá); Lado par (Correios) – 19ª DP (Tijuca).

Já os casos que envolvam grandes grupos são encaminhados para a Central de Flagrantes Extraordinária, na Cidade da Polícia

Fotos: Rogério Santana

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *