Unidade do Colubandê se destaca pela vasta oferta de serviços
A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê comemorou o seu primeiro ano nesta sexta-feira (17). Com mais de 114 mil consultas e serviços e 27 mil exames realizados, a unidade se destaca dentro da Atenção Básica por oferecer mais serviços do que o tradicional. Para agradecer aos funcionários e colaboradores pelo trabalho nesse primeiro ano, foi oferecido um café da tarde no fim do expediente.
A secretária municipal de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Bianca Serour, disse que a conquista foi graças ao prefeito Capitão Nelson que sempre fala que ninguém faz nada sozinho.
“Ele sempre agradece a todos os funcionários e mostra, todos os dias, como é uma liderança, como se faz a gestão. Se ele, que é o prefeito, está o tempo todo na rua trabalhando, nós seguiremos o exemplo. Estamos aqui para cuidar das pessoas, para salvar vidas. Precisamos de todos para alcançar o coletivo. Somos uma engrenagem e ninguém pode falhar. Por isso, a gente pede para cada um fazer o seu melhor para alcançarmos os objetivos”, disse a secretária.
A unidade de saúde conta com clínico geral, dentista, inclusive odontopediatra – a unidade virou referência nessa especialidade, pediatra, ginecologista, ortopedista e traumatologista para pacientes em reabilitação após traumas e cirurgias. Ainda há tratamento de fisioterapia e a realização dos exames de ecocardiograma, raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia e laboratoriais de sangue, urina e fezes.
Os pacientes ainda têm acesso aos profissionais do eMulti: nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e psiquiatra – mais um diferencial desta unidade.
“Peguei todas as dificuldades do começo e foi sempre com muito trabalho. Até hoje fazemos ajustes em fluxos e organização de serviços. Temos um grande desafio e tenho certeza que todos vocês irão ajudar. Sabemos que é muito trabalho, mas vamos fazer muito mais, estamos aqui para somar com vocês”, reforçou o subsecretário da Atenção Básica, Gabriel Melo.
A unidade tem recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do eMulti, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.
A obra da unidade foi iniciada em junho de 2022 em um terreno que era usado para o descarte de lixo irregular e foi entregue no dia 12 de janeiro de 2024. A construção seguiu todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).
O entorno da clínica também foi preparado para facilitar o acesso dos gonçalenses, organizar o tráfego de veículos e evitar acidentes. Perto da unidade foi instalado um ponto de ônibus com cobertura, inclusive com acessibilidade para os deficientes; e canteiro que faz a divisão do cruzamento das Avenidas José Mendonça de Campos e Jornalista Roberto Marinho. Um abrigo de ônibus também foi instalado na Travessa Malafaia, no mesmo bairro, e outro na pista do sentido contrário.
Marcações – A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê não atende emergência e a maioria das consultas e serviços são agendados na própria unidade. Apenas as consultas com os ginecologistas são agendadas através da Central de Regulação da Semsa.
É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.
Foto: Renan Otto
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.