Clínica de São Gonçalo soma mais de 114 mil consultas em um ano

Clínica de São Gonçalo soma mais de 114 mil consultas em um ano

Unidade do Colubandê se destaca pela vasta oferta de serviços

A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê comemorou o seu primeiro ano nesta sexta-feira (17). Com mais de 114 mil consultas e serviços e 27 mil exames realizados, a unidade se destaca dentro da Atenção Básica por oferecer mais serviços do que o tradicional. Para agradecer aos funcionários e colaboradores pelo trabalho nesse primeiro ano, foi oferecido um café da tarde no fim do expediente.

A secretária municipal de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Bianca Serour, disse que a conquista foi graças ao prefeito Capitão Nelson que sempre fala que ninguém faz nada sozinho.

“Ele sempre agradece a todos os funcionários e mostra, todos os dias, como é uma liderança, como se faz a gestão. Se ele, que é o prefeito, está o tempo todo na rua trabalhando, nós seguiremos o exemplo. Estamos aqui para cuidar das pessoas, para salvar vidas. Precisamos de todos para alcançar o coletivo. Somos uma engrenagem e ninguém pode falhar. Por isso, a gente pede para cada um fazer o seu melhor para alcançarmos os objetivos”, disse a secretária.

A unidade de saúde conta com clínico geral, dentista, inclusive odontopediatra – a unidade virou referência nessa especialidade, pediatra, ginecologista, ortopedista e traumatologista para pacientes em reabilitação após traumas e cirurgias. Ainda há tratamento de fisioterapia e a realização dos exames de ecocardiograma, raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia e laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

Os pacientes ainda têm acesso aos profissionais do eMulti: nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e psiquiatra – mais um diferencial desta unidade. 

“Peguei todas as dificuldades do começo e foi sempre com muito trabalho. Até hoje fazemos ajustes em fluxos e organização de serviços. Temos um grande desafio e tenho certeza que todos vocês irão ajudar. Sabemos que é muito trabalho, mas vamos fazer muito mais, estamos aqui para somar com vocês”, reforçou o subsecretário da Atenção Básica, Gabriel Melo. 

A unidade tem recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do eMulti, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização. 

A obra da unidade foi iniciada em junho de 2022 em um terreno que era usado para o descarte de lixo irregular e foi entregue no dia 12 de janeiro de 2024. A construção seguiu todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).   

O entorno da clínica também foi preparado para facilitar o acesso dos gonçalenses, organizar o tráfego de veículos e evitar acidentes. Perto da unidade foi instalado um ponto de ônibus com cobertura, inclusive com acessibilidade para os deficientes; e canteiro que faz a divisão do cruzamento das Avenidas José Mendonça de Campos e Jornalista Roberto Marinho. Um abrigo de ônibus também foi instalado na Travessa Malafaia, no mesmo bairro, e outro na pista do sentido contrário.

Marcações – A Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê não atende emergência e a maioria das consultas e serviços são agendados na própria unidade. Apenas as consultas com os ginecologistas são agendadas através da Central de Regulação da Semsa.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Foto: Renan Otto

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *