Campanha permanente de conscientização sobre cinomose canina é instituída no Rio de Janeiro

Campanha permanente de conscientização sobre cinomose canina é instituída no Rio de Janeiro

A iniciativa é de autoria do deputado Danniel Librelon (REP)

O governador Claudio Castro sancionou na terça-feira (7), uma lei que estabelece a Campanha de Conscientização sobre a Cinomose Canina. A iniciativa, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), busca informar a população sobre os riscos da cinomose, abordando formas de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento dessa grave doença viral que afeta cães de todas as idades.

A cinomose canina é altamente contagiosa e pode levar à morte do animal. Segundo dados publicados pela plataforma SciELO, cães entre dois e seis meses de idade são os mais vulneráveis à infecção pelo vírus. A doença é uma das principais causas de mortalidade em filhotes que não possuem o esquema vacinal completo.

“A cinomose é uma doença séria e, infelizmente, muito comum. É essencial que a população esteja bem informada para proteger seus cães. Vacinar é um ato de amor e cuidado que pode salvar vidas”, afirmou o deputado Danniel Librelon.

A campanha, de caráter permanente, tem como foco divulgar as formas de transmissão da cinomose, que ocorre principalmente pelo contato com fluidos de animais contaminados, afetando especialmente filhotes sem imunização completa. Além disso, busca sensibilizar a população sobre os sintomas mais comuns da doença, como perda de apetite, febre, vômito, diarreia, corrimento ocular e até paralisias.

Outro ponto central é a disponibilização de informações claras sobre os tratamentos disponíveis, que devem sempre ser realizados sob orientação de médicos veterinários. Por fim, a campanha reforça a importância da prevenção, destacando a vacinação polivalente como medida essencial, bem como a necessidade de evitar o contato de filhotes com outros cães até a conclusão do esquema vacinal.

#sgvaimudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *