Chefe do Executivo convocou os servidores municipais para participar das ações
O prefeito Capitão Nelson, visitou, na manhã desta segunda-feira (25), o Hemonúcleo, no Zé Garoto, ao lado do vice-prefeito eleito, João Ventura, para prestigiar a iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, que realiza uma campanha para incentivar a doação de sangue entre os servidores municipais.
Com o slogan “Dando o sangue por você”, os funcionários da Secretaria começaram a doação neste mês de novembro, quando também é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira (25).
Na ocasião, Capitão Nelson elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde.
“Esta campanha é muito importante para toda a população. E mostra o sentimento de nossos servidores, que sabem o quanto é fundamental atender com atenção, cuidado e qualidade, em especial na área da saúde. Convidamos todos os secretários municipais que estimulem seus funcionários para que também participem. Juntos, podemos fazer muito pelos gonçalenses”, afirmou o prefeito.
Para os próximos meses, as outras secretarias serão convidadas a realizar o ato de amor ao próximo. A ideia de convocar os servidores foi da secretária de Saúde, Dra. Bianca Serour. Para dar o exemplo, ela também doou sangue no Hemonúcleo de São Gonçalo.
“Época de fim de ano, sempre há necessidade de mais sangue. E nós aumentamos a nossa necessidade de estoque devido ao aumento das cirurgias e procedimentos realizados nos hospitais municipais, principalmente no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR)”, disse ela.
Segundo a secretária a colaboração dos funcionários com a doação é muito importante. “Como não poderia ser diferente, começamos pelos funcionários da Secretaria de Saúde, que estão doando sangue desde o início de novembro. Várias unidades de saúde e setores já fizeram a sua parte”, disse a secretária.
Nos próximos meses, servidores de outras secretarias serão convidados para o ato de solidariedade. “Todas as secretarias serão incentivadas a esse ato de amor ao próximo e que pode salvar muitas vidas. A ideia é que cada secretaria assuma um mês para a doação para que tenhamos um bom estoque durante todo o ano. Precisamos aumentar a captação de sangue e, consequentemente, nosso estoque”, completou Dra. Bianca.
A diretora do Hemonúcleo, Thamyris Lopes, destacou que a unidade faz um trabalho permanente para atrair novos doares. “Estamos sempre incentivando a doação de sangue. O espaço faz campanha permanente para renovar o estoque, já que atende todos os hospitais municipais da cidade. Diariamente, mais de 20 bolsas de sangue são usadas na cidade. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção”, disse.
Atendimento – O Hemonúcleo de São Gonçalo recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos. Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos.
No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.
Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II; não ter doença de chagas, não ter tido malária e não pode fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
As restrições são, ainda, para pessoas que têm doenças autoimunes, diabetes e hipertensão.
Endereço – O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.