Saúde gonçalense vai promover no início de novembro fórum de saúde mental

Saúde gonçalense vai promover no início de novembro fórum de saúde mental

Evento visa aprimoramento dos serviços oferecidos na rede municipal

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar, no próximo dia 7 de novembro, o Fórum Municipal Intersetorial de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade, a partir das 13h30. O tema abordado será “Estratégias para o Alcance da Integralidade do Cuidado no Território como Forma de Combate ao Manicômio em suas Novas Roupagens”.

“O fórum é um instrumento muito rico de debate acerca das políticas públicas, neste caso especificamente a de saúde mental, com espaço privilegiado de troca de experiências e saberes, onde a construção democrática e coletiva de estratégias de superação de dificuldades na prestação de serviço de saúde é o maior objetivo”, descreveu a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de São Gonçalo, Elaine Xavier.

Segundo as informações, o Fórum vai contar com dois palestrantes convidados: Carlos Eduardo de Moraes Honorato, psiquiatra, doutor em saúde coletiva e apoiador regional da Coordenação Estadual de Atenção Psicossocial, e Daniella Harth da Costa, psicóloga e doutora em saúde pública.

A mediação será de Sônia Silva Paiva, enfermeira, doutora em ciências biomédicas e assessora técnica da Coordenação de Saúde Mental de São Gonçalo. 

“A saúde mental não é discutida em São Gonçalo no formato de fórum. Vamos retomar esse importante meio de debate e atualização para melhorar os serviços prestados. Não temos mais manicômios oficiais na cidade. O fim das internações é um grande marco. Mas temos que nos manter atentos ao aumento crescente da demanda pelos serviços de saúde mental e seus desdobramentos”, explicou a secretária de Saúde de São Gonçalo, a médica Bianca Serour. 

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *