Os policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) estouraram, na sexta-feira (11/10), uma fábrica de brinquedos falsificados reproduzindo uma marca renomada.
A ação ocorreu em Pilares, na Zona Norte da capital. Milhares de produtos contrafeitos foram apreendidos. As diligências ocorreram a partir de investigações da própria especializada, que identificou atividade de fabricação e distribuição de brinquedos falsificados na localidade.
Durante a operação, os agentes conduziram o proprietário da fábrica à delegacia. Ele vai responder por crimes contra a propriedade industrial e pelos contra o consumidor.Essa é a segunda ação da especializada, em uma semana, contra esse tipo de crime. Nesta quarta-feira (09/10), três pessoas foram presas durante uma ação no Centro do Rio. Quase uma tonelada de produtos contrafeitos foi apreendida.
A DRCPIM ressaltou que a venda desses produtos não apenas infringe direitos de propriedade intelectual, como coloca em risco a saúde das crianças. Segundo os agentes, o produto falso pode conter produtos químicos prejudiciais ou designs inseguros que não atendem aos padrões de segurança.