No final da semana passada, a Justiça Eleitoral de Niterói determinou ao Facebook a remoção da página “Bairro Caramujo News”, acusada de veicular propaganda eleitoral irregular e ofensas ao candidato a prefeito Carlos Jordy (PL).
A decisão, tomada pela juíza Daniela Ferro Affonso, seguiu uma representação apresentada em 11 de setembro. De acordo com informações do Facebook, a página foi criada por Fabricio Fernandes, subsecretário executivo de Niterói.
Jordy acusa Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito e atual candidato à reeleição, de estar por trás das postagens ofensivas. Neves nega qualquer envolvimento e afirma desconhecer a página, enquanto Fernandes alega ter apenas compartilhado conteúdo da imprensa.
Jordy afirmou que o “Bairro Caramujo News” promovia Rodrigo Neves e destacou que, em agosto, quando a Justiça derrubou mais de 30 perfis falsos no Instagram, Neves insinuou que Jordy seria o responsável por uma rede de fake news contra ele.
Entre as acusações de Jordy, está uma postagem da página intitulada “Família do crime”, que atacava diretamente ele e sua família. Jordy também acusa Rodrigo de manter um “gabinete do ódio” para disseminar mentiras contra ele.
A Prefeitura de Niterói foi questionada sobre a conduta do subsecretário, e a Procuradoria-Geral do município informou que servidores podem expressar suas preferências políticas fora do expediente, desde que não associem suas ações ao cargo público.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.