Convenção no Monjolos reúne mulheres pela democracia

Convenção no Monjolos reúne mulheres pela democracia

O Movimento Cidade no Feminino, promoveu, na manhã desta quinta-feira (5), no bairro Monjolos, em São Gonçalo, a Convenção das Mulheres por Espaços de Poder e Decisão. A proposta visa fortalecer as candidaturas femininas na cidade e sensibilizar a sociedade e os partidos políticos para a importância do protagonismo feminino no fortalecimento da democracia.

O evento contou com a presença da deputada Benedita da Silva, coordenadora geral da Secretaria de Direitos da Mulher da Câmara de Deputados, além de 22 candidatas de diversos partidos políticos.

Criado no ano de 2020, o Movimento Cidade no Feminino trabalha por maior participação política e social das mulheres. A Câmara de Vereadores possui 27 cadeiras, porém elegeu apenas uma mulher em 2020, reforçando a necessidade de fortalecer as candidaturas femininas.

A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão ainda é uma luta dos movimentos sociais. Apesar da lei que obriga os partidos a destinar o mínimo de 30% das vagas para mulheres, não há equidade na distribuição dos recursos do fundo eleitoral para que elas tenham condições de concorrer, se não com igualdade de condições, pelo menos com dignidade.

Atuação na web e nas ruas

Com atividades de rua e nas redes sociais, o Movimento atua nas temáticas do empoderamento feminino. Em 2020, foram produzidos programas em rádio na web, um abraço na Câmara Legislativa, manifestações na Praça. Em 2021, o webnário Mulher e Poder, realizado em parceria com o Festival Flisgo,movimentou mais de 15 mil pessoas nas redes sociais. Em 2022, a Marcha das Mulheres pela Democracia reuniu, no dia 22 de setembro, mais de 500 mulheres e contou com a presença de candidatas e parlamentares expoentes do cenário político. Em 2023, após as tragédias e mortes por conta das enchentes, as mulheres foram às ruas, com o temaDignidade Humana.

Parceria com a UFF

Segundo as informações, Cidade no Feminino também atua em parceria com a Universidade Federal Fluminense,qualificando mulheres das comunidades periféricas. Em 2022, criou o Projeto Artemísia Letramento Social e Empreendedorismo Feminino, por onde já passaram mais de 200 mulheres de 11 bairros periféricos.

Em 2024, a Convenção das Mulheres vem confirmar a importância da representatividade feminina; as mulheres precisam e a democracia exige equidade na disputa pelos espaços de poder e decisão.

O evento aconteceu no Sítio Estrela da Manhã, na Rua João Batista de Oliveira, 100, Monjolos.

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *