Ele assinou até 2028 e busca reaproximação com seleção de seu país após polêmica em boate
O Flamengo oficializou nesta sexta-feira (30) a contratação do atacante Gonzalo Plata. O equatoriano de 23 anos estava no Al Sadd, do Catar, e assina contrato até 2028. Em valores convertidos, o custo da operação foi de aproximadamente R$ 22 milhões. É a quarta contratação da janela do meio de ano. As outras foram Michael, Alex Sandro e Alcaraz.
Para quem não se lembra, Plata teve uma aparição meteórica sendo uma das grandes revelações do emergente Independiente Del Valle. Logo virou figura constante na seleção equatoriana e foi titular nos três jogos de seu país na Copa do Mundo do Catar. Neste período, teve passagens por Sporting (Portugal), Valladolid (Espanha) e Al Sadd, clube que defendeu na última temporada.
Em meio ao destaque, uma grande polêmica atrapalhou os planos de Plata. O ponta direita esteve envolvido em uma polêmica ao marcar presença em uma boate, em Nova York, depois de um amistoso entre Equador e Itália. A ida em si não gerou tanta repercussão. A grande questão é que um dos jogadores do grupo, que também incluída Arboleda, do São Paulo, era menor de idade. Desde então, o atacante não foi mais convocado.
A volta para a América do Sul tem como um dos objetivos a reaproximação com a seleção equatoriana. Como houve mudança no comando técnico, o novo treinador é o argentino Sebastián Beccacece, existe a esperança de ser lembrado em futuras convocações.
Na temporada 2023/24, Plata disputou 33 jogos e marcou 12 gols. Também foram registradas 8 assistências para o novo atacante do Flamengo.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.