O 7º Batalhão da Polícia Militar no ano do seu centenário de fundação comemora a momento que, entre outras solenidades, já foi marcado por um vídeo institucional com o comandante Cel. PM Angelo Barbosa Castro na sede da instituição em São Gonçalo.
Segundo o comando de Segurança, é essencial a presença dos militares na Corporação para simbolizar e sinalizar a importância do 7º Batalhão da Polícia Militar no planejamento de segurança e no vídeo todos são exaltados.
O subcomandante Mattos Júnior afirmou sobre os cuidados especiais que o Batalhão tem pela região.
“A responsabilidade é muito grande para manter a qualidade do trabalho que está sendo feito. Esta data é uma honra para todos nós”.
O post do São Gonçalo Vai Mudar foi o primeiro a exibir o vídeo institucional do 7ºBPM, sobre seu centenário.
Síntese Histórica
O 7ºBPM foi criado pelo decreto 2.047 de 30 de agosto 1924, com a denominação de 1° Batalhão de Caçadores, sediado na Caserna General Castrioto, no município de Niterói.
Teve como seu 1° Comandante o Major Eurico Rodrigues Peixoto. Em 05 de dezembro de 1946, através do Decreto n° 2.989, o General José Luiz da Fonseca Ramos foi instituído como Patrono do 1° Batalhão de Caçadores.
Em 1° de setembro de 1962, foi transferido para o município de São Gonçalo, onde permanece até hoje atuando efetivamente como Unidade Operacional. Pelo Decreto n° 16.352 de 08 de abril de 1974, foi homologado como Patrono o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
Através da Portaria n° 0071, de 03 de dezembro de 1975, passou a se chamar 7° Batalhão de Polícia Militar, por força da renumeração a que as Unidades Operacionais foram submetidas depois da fusão do então Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, ocorrida em 15 de março de 1975.
Atualmente, o 7° BPM tem como área de atuação um total de 249.142 km, referentes ao município de São Gonçalo, atualmente o segundo município mais populoso do estado. O atual Comandante é o Cel. PM Angelo Barbosa Castro.
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.