O animal respirava com dificuldade
Uma tartaruga, que foi registrada com uma linha presa ao pescoço na última sexta-feira (23), foi resgatada pelo Projeto Aruanã no domingo (25) na Praia das Flechas, no Ingá, Zona Sul de Niterói. O animal mede 52,7 cm de comprimento de casco e respirava com dificuldade.
De acordo com a coordenadora do Projeto Aruanã, Suzana Guimarães, a equipe recebeu os registros do animal no dia 23. Após tentativas sem sucesso, o Projeto Aruanã voltou à Praia das Flechas para realizar uma nova tentativa de capturar a tartaruga marinha que estaria com uma linha de pesca em seu pescoço, e conseguiu realizar o resgate.
Segundo o Projeto, foi identificada uma linha típica de pesca esportiva (usualmente associada ao uso de molinete) ao redor do pescoço do animal. A linha foi removida no local pela equipe do projeto, mas devido ao grande edema na área afetada e à respiração debilitada do animal, o animal respira com dificuldade e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos foi acionado.
A equipe de resgate encaminhou o animal para reabilitação em um centro especializado. A tartaruga foi medida, apresentando 52,7 cm de comprimento de casco e foi marcada com anilhas pelo projeto.
A equipe responsável pelo resgate do animal destacou que está na torcida pela sua recuperação.
“Estamos na torcida pela sua recuperação para que em breve retorne para sua casa”, disse na legenda de uma publicação.
Outro caso
Também no domingo (25), outra tartaruga foi encontrada morta na Praia das Flechas. O animal marinho, avistado por moradores, apresentava sinais de desgaste e será submetido a necropsia para determinar a causa da morte.
Fonte: Enfoco
São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.
![](https://sgvaimudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Logo-Provisoria-2-1024x321.png)