Projetos de Infraestrutura para os bairros de Neves e Ipuca, apresentados pela Prefeitura, foram aprovados pelo Governo Federal

Projetos de Infraestrutura para os bairros de Neves e Ipuca, apresentados pela Prefeitura, foram aprovados pelo Governo Federal

A prefeitura deverá iniciar as obras no próximo ano em Neves e melhorias habitacionais na Ipuca, loteamento de Jardim Catarina

A cidade de São Gonçalo, graças aos projetos da Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da secretária Rafaela de Santana, enviados a Brasília, foi contemplada pelo Governo Federal, através do novo Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC Seleções. O anúncio foi feito na última sexta-feira (26).

“A cidade de São Gonçalo, RJ, foi contemplada pelo Novo PAC, um grande avanço para o município. A prefeitura de São Gonçalo garantiu essa importante vitória junto ao Ministério das Cidades para a execução de obras de drenagem, pavimentação e sinalização viária no bairro Neves, um dos mais afetados pelas chuvas há muitos anos, causando frequentes transtornos aos moradores”, comemorou Rafaela de Santana.

De acordo ela, serão investidos aproximadamente R$ 155 milhões no projeto, focado em obras de drenagem, pavimentação e sinalização viária no bairro de Neves.

“O projeto, financiado pelo governo federal, visa melhorar o sistema de macrodrenagem e microdrenagem urbana para reduzir o impacto de inundações e alagamentos, um problema crônico na região”, afirmou a secretária da pasta.

Segundo a secretária, a implementação dessas obras visa solucionar os problemas de alagamento no bairro Neves, melhorando a qualidade de vida dos moradores e garantindo um ambiente mais seguro e sustentável.

“A prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Ministério das Cidades, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a resiliência urbana, promovendo ações que previnam desastres e protejam a população”, afirmou a secretária.

A iniciativa beneficiará cerca de 20 mil habitantes diretamente, residentes de Neves. Estão planejadas intervenções de macrodrenagem nos Rios Brandoas e Bomba, além de microdrenagem em diversas ruas, totalizando 6.820 metros.

Além disso, haverá tratamento urbanístico e pavimentação das vias, visando melhorar a fluidez do tráfego, segurança dos pedestres e reestruturação das calçadas.

Rafaela disse que nesta conquista vale a pena ressaltar o trabalho interno na elaboração das propostas. “No processo de seleção, em novembro do ano passado, enviamos mais de 20 propostas efetivas e atendemos as exigências do governo federal para trazermos recursos para nossa cidade”, disse Rafaela de Santana.

JARDIM CATARINA – Com as obras, os moradores gonçalenses serão beneficiados com um investimento significativo do Novo PAC para a realização de obras de urbanização integrada, regularização fundiária e melhorias habitacionais como a que vai ser feita na Ipuca, loteamento de Jardim Catarina. Esta é a fase 1 do projeto, que busca transformar a região e proporcionar melhores condições de vida para seus moradores.

Realizado em parceria com o Ministério das Cidades, este projeto visa promover a urbanização de áreas precárias, regularizar propriedades e melhorar as condições habitacionais dos residentes de Jardim Catarina.

“A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura de São Gonçalo com o desenvolvimento sustentável e a criação de cidades mais justas e resilientes”, concluiu a secretária na entrevista.

São Gonçalo Vai Mudar. O Maior Portal da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *