Polícia cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços. Gerente do tráfico no Morro dos Prazeres é apontado com líder da quadrilha
Sete pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (18), apontadas pela Polícia Civil como integrantes de uma quadrilha especializada em roubar carros de aluguel. São cumpridos dez mandados de prisão e 23 de busca e apreensão em diversos endereços na Zona Oeste do Rio.
De acordo com as investigações, os bandidos alugavam os veículos e instalavam dispositivos de GPS para rastrear a movimentação dos automóveis.
Em seguida, outros integrantes do grupo simulavam um assalto e roubavam os veículos. Os carros ficavam escondidos em um galpão. No interior do imóvel, eles clonavam os veículos e adulteravam os sinais de identificação.
Depois os veículos eram vendidos à milicianos.
Operação contra roubo de carros de aluguel no Rio. Vídeo: Polícia Civil.
Na sequência o veículo era levado até um chaveiro para que fosse produzida uma chave reserva. Pouco tempo depois, o automóvel era devolvido e os criminosos passavam a monitorá-lo, aguardando até que outra pessoa o alugasse. Com o rastreamento, os acusados aguardavam o momento propício, geralmente com o veículo estacionado em locais públicos e de grande circulação e, de posse da chave reserva, realizavam o furto.
O delegado Álvaro Gomes, responsável pelo inquérito, contou detalhes sobre o esquema.
“Uma vez que eles percebessem que o veículo começou a se movimentar, ou seja, que ele estava novamente alugado, eles aguardavam até um momento propício, quando eles tivessem estacionado geralmente num local de fácil acesso, como estacionamento num shopping, num parque, na rua, enfim. Então, já que eles tinham GPS, a posicionamento de GPS, eles iam até o local com a cópia da chave que eles haviam feito, e então nesse momento eles realizavam a subtração”, disse.
Ainda segundo informações das Polícia Civil, o chefe da quadrilha seria Juan Roberto Figueira, mais conhecido como Cocão, apontado como gerente do tráfico de drogas no Morro dos Prazeres, na Zona Norte. Os presos foram identificados como: Jenifer Carolina Leite; Gabriel Silva dos Santos; Roberto Jorge de Andrade; Luan Rafael de Souza; Cláudio Lucas da Silva; João Victor Costa e Wallace Carvalho da Cunha.
Em seguida, o carro era levado para endereços utilizados pela quadrilha, onde eram clonados. Os veículos eram revendidos de variadas formas, inclusive, para outros estados do Brasil e para o Paraguai. Alguns carros também eram enviados para desmanche, onde suas peças eram retiradas e posteriormente comercializadas.