Novas Barcas: Prefeitura do Rio anuncia empresa que vai operar nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá

Novas Barcas: Prefeitura do Rio anuncia empresa que vai operar nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá

Projeto prevê oito linhas obrigatórias de barcas fazendo a ligação entre pontos de grande movimento na região, com tarifa de R$4,30

A Prefeitura do Rio anunciou nesta quinta (11) a empresa que irá implantar o transporte por barcas no complexo lagunar da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. O projeto prevê oito linhas obrigatórias de barcas fazendo a ligação entre pontos de grande movimento na região, com tarifa de R$4,30.

O Jardim Oceânico irá receber linhas da Muzema, Marapendi, Gardênia e Rio das Pedras. A comunidade do Rio das Pedras também terá barcas em direção à Linha Amarela e ao Barra Shopping. Uma linha fará o percurso Linha Amarela-Muzema-Metrô e haverá uma barca circular em Jacarepaguá.

Outros 18 terminais e estações, ainda em estudos, poderão ser incluídos no projeto se houver interesse dos investidores. A previsão é que o sistema opere com capacidade máxima de 85 mil pessoas por dia. Os passageiros poderão usar os bilhetes de integração.

O Consórcio Lagunar Marítimo reúne a Construverde Construções e Serviços, a ECP Environ Consultoria e Projetos, que administra o Campo de Golfe Olímpico, e a Esfeco Administração Limitada, que opera o trem do Corcovado.

O grupo se comprometeu a investir R$100 milhões nos próximos 25 anos para viabilizar o negócio. Por contrato, o consórcio será obrigado a construir 5 terminais e 6 estações no prazo máximo de 6 anos.

O transporte de passageiros pelas lagoas da Barra e Jacarepaguá não dependerá apenas do consórcio que vai operar as barcas. Será preciso aguardar a dragagem das lagoas por parte da Iguá, a concessionária de água e esgotos da região.

O prazo para que a dragagem aconteça é de 3 anos, em 2027. Já o prazo para que as barcas circulem por todas as linhas obrigatórias se encerra em 2029. O consórcio prevê investimentos próprios de R$ 6 milhões para completar a dragagem em rotas que passam longe da área coberta pela Iguá.

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