Rebeca Andrade tenta salto inédito que pode ganhar o nome dela durante Olimpíadas de Paris 2024

Rebeca Andrade tenta salto inédito que pode ganhar o nome dela durante Olimpíadas de Paris 2024

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) publicou no Youtube, nesta semana, um especial sobre Francisco Porath Neto, treinador de Rebeca Andrade. O vídeo revelou a preparação da atleta para os Jogos Olímpicos de Paris e foi motivo de tensão com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Durante a publicação, é possível ver a ginasta do Flamengo praticando o salto Triplo Twist Yurshenko (TTY). O movimento era uma das cartas na manga de Rebeca para os Jogos Olímpicos de Paris.

A estratégia da Seleção Brasileira de Ginástica era divulgar o salto mais próximo da competição para impedir que concorrentes ao pódio pudessem se preparar para movimentos mais arriscados. Entretanto, a publicação do vídeo fez com que o segredo fosse revelado.

O salto TTY nunca foi realizado em competições oficiais, portanto não está no código de pontuação. Ainda que essa seja uma discussão técnica, ela é muito influenciada pelas seleções participantes nas disputas. O Brasil defende que ele tenha uma nota 6,0, já os EUA, que valha no máximo 5,8.

Tensão com a CBG

De acordo com Demétrio Vecchioli, do UOL, a divulgação do salto sem aval da CBG foi o ponto alto de uma insatisfação antiga da Confederação com o COB. Para a Confederação Brasileira de Ginástica, o Comitê Olímpico utiliza muito a imagem das atletas da equipe.

O episódio fez com que a CBG decidisse tomar medidas mais severas em relação a seus atletas na Olimpíada. A entidade busca blindar os ginastas, não só da imprensa, mas também do COB.

O Comitê Olímpico Brasileiro se pronunciou através de uma nota e disse que: “O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) mantêm uma relação estreita, reforçada com a criação do Centro de Treinamento da Ginástica Artística (CTGA), em 2015″.

A nota ressalta ainda “Localizado dentro do Centro de Treinamento do COB, o CTGA tem sido fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento dos atletas brasileiros dentro de um ambiente de excelência e alta performance. O sucesso da modalidade é fruto desse trabalho em parceria. As duas entidades seguem alinhadas nesta reta final rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024”.

Fonte: Rádio Itatiaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *