Desembargadores Henrique Figueira, presidente da Corte Eleitoral Fluminense, e Peterson Simão, corregedor regional eleitoral, foram recebidos pelo general de Exército Kleber Vasconcellos
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Henrique Figueira, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão, visitaram a sede do Comando Militar do Leste (CML), nesta quinta-feira (4). Os magistrados foram recebidos pelo comandante geral do Leste, general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.
O encontro teve como objetivo tratar de assuntos de interesse dos órgãos, especialmente em relação à segurança das Eleições 2024, além de proporcionar o estreitamento dos laços entre as instituições.
O CML integra o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi/TRE-RJ), que reúne representantes de forças de segurança federais, estaduais e da cidade do Rio de Janeiro, para atuação integrada de prevenção e combate a ilícitos durante as eleições.
Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer algumas dependências históricas do Palácio Duque de Caxias, como a Sala D. João VI e o Salão Nobre que, além de comportar vitrais, telas e outras obras de arte de valor inestimável, também abrigaram importantes tomadas de decisões estratégicas, como o envio da Força Expedicionária Brasileira à Europa e a formação do Batalhão Suez, para a tropa de paz da ONU.
Também estiveram presentes o chefe do Estado-Maior do CML, general de brigada Ricardo Moussallem, o assessor de projetos do CML, general de brigada veterano Nilton José Batista Moreno Júnior, e o chefe da assessoria de relações institucionais do CML, general de brigada veterano Ernesto de Lima Gil, e o coordenador de inteligência e segurança institucional da presidência do TRE-RJ, coronel Cláudio Eduardo Lopes de Oliveira.