Área de proteção lidera esforços na preservação da vida silvestre em São Gonçalo

Área de proteção lidera esforços na preservação da vida silvestre em São Gonçalo

Relatório de junho reforça compromisso da Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) com a manutenção dos ecossistemas locais

A Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, apresentou o relatório de atividades referente ao mês de junho de 2024, destacando o esforço contínuo para preservar a biodiversidade local. A área de soltura recebeu 39 animais silvestres, dos quais 14 foram devolvidos ao habitat natural e 11 encaminhados para outras unidades de tratamento.

A diversidade de espécies recebidas reflete a riqueza da biodiversidade da região. Entre os animais atendidos em junho estão o gambá-de-orelha-preta, a andorinha-chilena, o ouriço-cacheiro, a corujinha-do-mato, o gavião-carijó, o gibão-de-couro, a lavadeira-mascarada, o sabiá-laranjeira, o socó-dorminhoco, o anu-branco, o sanhaço-cinzento, a cipó-bicuda, a jiboia e o furão-pequeno.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, pontuou a importância da área de soltura para a preservação das espécies.

“A conservação das espécies é fundamental para a saúde do nosso planeta. Cada animal resgatado e reintroduzido é uma vitória na luta pela preservação da biodiversidade no nosso município. Devemos continuar apoiando iniciativas como a Asas, promovendo a educação ambiental para garantir que nossas ações hoje, resultem em um futuro sustentável para todas as espécies”.

É importante ressaltar que a Asas não realiza o resgate de animais domésticos que tenham sofrido acidentes ou maus-tratos. A área de soltura destina-se exclusivamente ao recebimento de animais silvestres que necessitam de resgate.

Contato para resgate de animais silvestres pela Asas:

Telefone da Asas: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba); Comando de Polícia Ambiental, telefone: 0300 253 1177.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *