Revitalização, com ambiente climatizado e acessibilidade, recebe aprovação
A Unidade de Saúde da Família (USF) Altair da Silva, no Mutuá, passou a atender os pacientes da USF Mutuá 2 desde a sua revitalização. Segundo a Prefeitura, para atender a população das duas unidades de saúde, a USF juntou as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). “Ampliado também em sua estrutura física e modernizada, o posto de saúde tem capacidade para atender 12 mil pessoas”, informou o Executivo no texto.
Completamente modificada, a USF conta com três médicos generalistas, dois dentistas e a equipe do eMulti com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social e psicólogo. Após um tempo afastado dos atendimentos na unidade, o engenheiro Gilberto Oliveira de Souza, de 45 anos, retornou para o atendimento com o dentista e marcou consulta com o clínico.
“É a primeira vez que volto depois da obra. O ambiente está mais organizado e visualmente está muito bom. A princípio, o atendimento também mudou. Fiquei surpreso, vou marcar meus exames periódicos. Espero que continue melhorando. Eu acredito na saúde pública, nos nossos profissionais. A reforma também surpreendeu muito, está muito bonito, sinalizado, diferenciado, com ar-condicionado”, disse o engenheiro.
A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do prefeito Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). O posto recebeu pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.
Roseli Maria Ribeiro dos Santos, advogada de 53 anos, é paciente da unidade desde antes da revitalização. “O atendimento sempre foi muito bom, mas ficou melhor ainda. Não tenho nenhuma queixa ou reclamação. Agora, adequou a questão física com a qualidade do atendimento. As pessoas, os funcionários, os médicos sempre foram excelentes. O que era ruim era a estrutura, que estava defasada. Com essa estrutura, melhorou tudo até para os funcionários. Todas as minhas necessidades são atendidas aqui”, opinou a advogada, que tem um filho especial também atendido no local.
Dar mais dignidade para pacientes e funcionários e atendimento humanizado é o objetivo do governo do Capitão Nelson. “A nossa missão é ajudar a população, fazer a diferença na vida das pessoas. Para dar esse atendimento mais digno e humanizado para todas as pessoas, também precisamos da ajuda de todos cuidando da unidade”, pediu o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
A USF também conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, programas da Atenção Básica, exames laboratoriais, preventivo, curativo e vacinação.
Fotos: Julio Diniz
Texto: Ascom PMSG