Ao realizar cerca de 30 procedimentos e cirurgias por dia, entre urgência e emergência, trauma e agendadas, o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), do Colubandê, deu início a uma nova campanha de doação de sangue. O posto de coleta foi montado no Espaço do Conhecimento, no segundo andar do Partage Shopping, no Centro de São Gonçalo, e funcionará das 10 às 18 horas.

De acordo com os organizadores, um dos principais objetivos do movimento é contribuir para o equilíbrio dos estoques de sangue no Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, como no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, uma importante unidade de retaguarda da rede estadual de saúde com 128 leitos.
“Em 2023, somente o Hospital Estadual Alberto Torres, unidade de referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado, utilizou 9.110 bolsas de sangue em centenas de procedimentos e cirurgias. Paralelamente, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, unidade de retaguarda no Estado, recorreu a 1.611 bolsas de sangue para completar protocolo de atendimento”, disse o Estado na nota .
Os organizadores acreditam que a corrente de solidariedade irá captar o maior número de bolsas possíveis nestes dois dias de campanha, que consequentemente, ajudará a salvar centenas de vidas. Um doador pode salvar até quatro pessoas.
O posto de coleta terá estrutura apropriada e segura, além de equipe de recepção, triagem e coleta. A previsão é receber 150 doações de sangue por dia, além de seguir rigorosos protocolos de segurança. Os hospitais são administrados pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.