A cidade de São Gonçalo é a segunda no Estado com 31.462 títulos cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), perdendo somente para a capital com 205.993. De acordo com o órgão, Nova Iguaçu aparece em terceiro com 27.113, Niterói com 24.075 e Duque de Caxias com 21.937. No total 511.560 eleitores(as) estão nesta situação.
Para votar na eleição municipal deste ano que terá o 1º turno no dia seis de outubro a regularização do documento deve ser feita até o dia oito de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral.
Conforme o Tribunal, o principal motivo de cancelamento da inscrição eleitoral é quando os eleitores(as), com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar ausência às urnas por três turnos consecutivos. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.
“Além de ficar impedido de voltar, quem está com título cancelado também fica impedido de ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, entre outros atos”, afirmou no texto.
Quem não tem a biometria cadastrada deve realizar a situação diretamente no cartório eleitoral. Antes de compareceu ao local o eleitor(a) deverá emitir e pagar guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. Na hora de atendimento basta apresentar o comprovante de pagamento documento oficial com foto e comprovante de residência.
Eleitores(as) que já têm os dados biométricos cadastrados podem fazer regulação pelo site do TRE-RJ. Após o pagamento da multa basta preencher o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos necessários. O endereço da Central de Atendimento ao Eleitor em São Gonçalo é na Avenida Presidente Kennedy, 425 Loja 4002 B, Centro, no telefone 2604-9957.