Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, a Escola Municipal Nossa Senhora da Boa Esperança, em Ipiíba, realizou, na última quinta-feira (25), um dia voltado para a cultura indígena. O evento contou com uma mesa de degustação onde os alunos puderam conhecer mais sobre a alimentação destes povos.
Durante o dia, foram servidas comidas típicas como milho e aipim cozidos, bolo de aipim com coco, bolo de milho, canjica, frutas, mel e batata doce para o desjejum e lanche e filé de peixe com pirão e arroz de açafrão para o almoço. Tudo foi pensando para que o aluno vivenciasse a cultura indígena, entendendo a história e os costumes.
“Os povos indígenas possuem uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura, rica em frutas e hortaliças, sendo este o mesmo objetivo que buscamos através da Alimentação Escolar. Também pudemos levar alimentos que os estudantes ainda não tiveram contato na escola, como o mel”, explicou a nutricionista da Secretaria de Educação, Bruna Messias.
A professora Cláudia Garcia já esteve em uma aldeia indígena na Amazônia e fez questão de contar um pouco de sua vivência para os pequenos. Para ela, foi uma experiência muito enriquecedora, que deve ser compartilhada.
“Nós estamos trabalhando com alimentação, cultura, a troca e a valorização do indígena. As pessoas têm a visão de que o indígena só anda descalço, não usa roupa e fala uma língua que ninguém entende e não é assim. Através das nossas aulas e trabalhos, estamos desmistificando essa imagem”, disse a professora.
Fotos: Renan Otto
Texto: Ascom PMSG