Completamente revitalizada, a Unidade de Saúde da Família (USF) Badger da Silveira, em Tribobó, tem capacidade para atender 4 mil usuários. Com tratamento mais humanizado, o posto de saúde conta com equipe multidisciplinar, médico, dentista e diferentes serviços.
Nascida e criada no bairro, Márcia Gabriela Costa da Paixão, de 28 anos, levou a filha Thafnes da Paixão para avaliação com o dentista. “Sou atendida aqui desde que nasci e posso afirmar que tudo melhorou bastante. Ficou mais aconchegante, com mais espaço e é bem cuidado. Os atendimentos também são ótimos. Além das consultas, também trago meus filhos para tomar vacina e sou sempre bem atendida”, disse Márcia.
A USF revitalizada foi entregue pela gestão do Capitão Nelson para atender os usuários com mais dignidade e humanização. Todos os espaços obedecem às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade. E os funcionários passaram por curso de capacitação para melhor atender os pacientes, uma das exigências do próprio prefeito e do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.
“Quando inauguramos a unidade, a gente sempre pede aos servidores que cuidem com amor e carinho os pacientes. O servidor é para servir. E, por isso, sempre pedimos que isso seja feito da melhor forma possível. Muitas vezes, o local pode não ter o que o usuário precisa, mas ele precisa sair da unidade orientado sobre onde encontrar e não simplesmente que não tem. Isso faz parte da humanização”, explicou o secretário.
Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência), têm pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.
A USF Badger da Silveira conta com uma equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender quatro mil usuários. A equipe da ESF é formada por médico generalista, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e três agentes comunitários de saúde. A unidade também conta com profissionais do e-Multi, que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo.
Além dos profissionais, programas da Atenção Básica estão disponíveis. O espaço também oferece exames laboratoriais, vacinação, realiza curativos, medição de pressão, glicemia, pré-natal e preventivo. “Sou moradora há 14 anos do bairro e sempre fui atendida aqui. E agora o posto está bem melhor: com espaço, limpeza, organização em relação às marcações. Está tudo muito melhor”, elogiou a caixa de mercado Marisa Ferreira da Cruz, 51, que foi ao posto aferir a pressão arterial.
Fotos: Fabio Guimarães
Texto: Ascom PMSG