As equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo não param de trabalhar e já colhem os resultados dos cultivos de diversas espécies de plantas que dão cores ao município.
Segundo a pasta, essa é uma responsabilidade levada muito a sério por todos. “São Gonçalo é uma cidade tomada por canteiros. Cultivamos cerca de 15 mil mudas de plantas por mês no horto municipal e depois as levamos para o plantio”, disse o Executivo no texto.
De acordo com a Prefeitura, as plantas ficam no Horto por cerca de 30 dias até serem replantadas no espaço adequado. “Dentre as espécies que são cultivadas no local, estão a alpinia, o cróton, a dracena tricolor, a aspargo pluma e outras. Todas essas espécies são de baixa manutenção”, afirmou o poder público.
O secretário de Conservação, Edson Leal, falou sobre o trabalho que realiza com os canteiros no município e destacou a importância da preservação deles por parte também da população.
“A Subsecretaria de Parques e Jardins vem realizando o trabalho de paisagismo na cidade com o intuito de criar ambientes mais bonitos e harmoniosos. Os canteiros têm sido implementados em pontos estratégicos e de grande movimento em São Gonçalo para contribuir com a humanização dos espaços, elevando a autoestima do cidadão gonçalense”, pontuou Leal.
Ele disse que a manutenção desses canteiros é constante. “Por isso, é muito importante destacar que se faz necessário que criemos uma consciência de preservação dos espaços públicos para que possamos aumentar o número de canteiros no município e, dessa forma, deixar nossas ruas mais belas”, disse o secretário.
Os gonçalenses concordam com a beleza que as plantas dos canteiros trazem para o município. Esse é o caso do taxista André Marques. “Os canteiros são bem conservados e trazem muitas cores para São Gonçalo. Eu acho ótimo! Também sempre vejo as equipes da Conservação cuidando desses locais e acredito que a Prefeitura vem fazendo um trabalho legal nesse sentido”, relatou o taxista.
Moradora do Centro, Suyana Vieira, de 49 anos, vê constantemente o canteiro que fica localizado em frente à Igreja Matriz. Para ela, o local também está sendo bem cuidado. “Vejo sempre essas equipes aqui revitalizando o espaço. Essas plantas dão mais cor ao município e nos deixam próximos da natureza”, afirmou Vieira.
Dentre os canteiros mais conhecidos, estão o que carrega o nome de São Gonçalo localizado em frente à Igreja Matriz, no Centro; o que tem o letreiro com o nome da cidade e fica em Tribobó; o canteiro de palmeiras localizado no polo de autopeças do Jardim Alcântara, além de um canteiro no Restaurante do Povo, no Alcântara. As praças do município também possuem diversos canteiros.
Fotos: Júlio Diniz
Texto: Ascom PMSG