A partir desta segunda-feira (25/09), segurados que aguardam uma perícia médica serão contatados por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para agilizar o processo de concessão do benefício. Essa medida se aplica a indivíduos que esperam por uma avaliação de incapacidade temporária (anteriormente conhecida como auxílio-doença) por mais de 45 dias.
Segundo comunicado oficial, quando o INSS entrar em contato para reagendar uma consulta ou confirmar/antecipar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social, o número (11) 2135-0135 será exibido na tela de chamada do telefone do segurado. Importante ressaltar que este número não aceita chamadas de retorno nem está disponível no WhatsApp.
Atualmente, a fila de espera para perícia médica a fim de conceder benefícios conta com 1,1 milhão de pessoas, distribuídas da seguinte forma: 627 mil aguardam a primeira consulta médica, 250 mil aguardam avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência e 300 mil esperam por outros tipos de avaliações médicas.
REDAÇÃO