Palestras e rodas de conversa são realizadas junto à comunidade escolar
As escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Gonçalo estão seguras. A Ronda Preventiva Escolar (Rope), presente no cotidiano de milhares de alunos e docentes, atua diretamente na segurança e proteção preventiva da comunidade escolar da cidade.
“Além das atuações em patrulhamento no entorno das unidades e do patrulhamento preventivo interno nas escolas, a Rope exerce um trabalho de proximidade com pais, alunos, professores e direção, através de palestras que sempre abordam temas pertinentes ao convívio diário e do cotidiano escolar”, afirmou a Prefeitura no texto.
Segundo o Executivo, atualmente, a Ronda Preventiva Escolar realiza um trabalho de conscientização sobre bullying e agressões em ambiente escolar, através de rodas de conversa e palestras para os alunos.
“Os guardas da Rope estão sempre atentos às demandas da comunidade escolar e realizam um trabalho dedicado em cada unidade de ensino, direcionando suas ações conforme as demandas de pais, professores e direção das escolas”, disse o poder público na nota.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes, esse contato e proximidade com os pais e alunos é muito importante para definirmos que tipo de trabalho será realizado em cada uma das unidades de ensino que a Rope atende.
“Cada escola tem suas particularidades e necessidades e, por isso, estamos sempre aprimorando a atuação da ronda ”, disse o comandante.
A Ronda Preventiva Escolar identifica possíveis riscos à segurança, a saúde física e mental dos alunos, apoia a preservação da ordem local, zelando pela segurança dos serviços, instalações, e segurança dos funcionários e alunos.
Também atua junto aos conselhos tutelares da cidade,polícias, Ministério Público, Vara da Criança e da Juventude e aos órgãos locais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre que solicitados.
Entre 24 de fevereiro e 24 de maio, a Ronda Preventiva Escolar realizou 782 visitas nas escolas da rede municipal, registrando um total de 34 ocorrências. No mesmo período, realizou 107 palestras para responsáveis e alunos.