Coletivos realizam ato ‘Mulheres Vivas’ em São Gonçalo

Coletivos realizam ato ‘Mulheres Vivas’ em São Gonçalo

Em 2026, as mulheres do Fórum resolveram intensificar atuação diante de um cenário alarmante de violências

Diversos coletivos que integram o Fórum Popular de Mulheres de São Gonçalo realizam, nesta sexta-feira (30), o ato “Mulheres Vivas” para reafirmar o direito à vida, à segurança e ao bem viver do público feminino. A mobilização acontece a partir das 16h30, em frente ao Prédio do Relógio, no Alcântara.

O Fórum é um espaço plural, democrático e representativo, reunindo diversas entidades, coletivos e lideranças feministas do município, entre elas: Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Mulheres da Parada, Mina Crespa, Coletiva Escritoras Vivas, Niyara: espaço de acolhimento e aprendizagem, Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo,
Cidade no Feminino Movimento Negro Unificado, Rede Mulher, entre outros além de ativistas independentes, educadoras, trabalhadoras da saúde e defensoras dos direitos humanos.

São Gonçalo, um dos maiores municípios do estado do Rio, enfrenta índices preocupantes de violência contra mulheres e meninas, incluindo casos de feminicídio, violência doméstica, violência sexual e violência obstétrica, refletindo uma realidade que exige respostas urgentes do poder público.

A ausência ou fragilidade de políticas de acolhimento, prevenção e proteção impacta diretamente a vida das mulheres, especialmente as mulheres negras, periféricas e pobres.

“O Fórum Popular de Mulheres de São Gonçalo convoca a sociedade e o poder público a reconhecerem que a cidade precisa acolher melhor as mulheres, garantindo políticas públicas eficientes, segurança, acesso à saúde de qualidade, enfrentamento à violência e condições reais de bem viver”, afirmam os organizadores na nota.

A mobilização é pacífica, aberta ao público e representa um chamado coletivo para que nenhuma mulher seja invisibilizada ou silenciada.

Serviço

Ato “Mulheres Vivas”
Sexta-feira (30), a partir das 16h30
Em frente ao Prédio do Relógio (Rua Yolanda Saad Abuzaid 150, Alcântara, São Gonçalo).

São Gonçalo Vai Mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.