Um dos destaques é a ponte que está sendo construída sobre o Rio Alcântara
As obras do trecho 5 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (Muvi), chegaram no Alcântara. E o que é melhor seguem tomando forma e um dos destaques é a ponte que está sendo construída sobre o Rio Alcântara, com 40 metros de extensão e 14 metros de largura. Esta é a maior ponte de todo o percurso de 18 quilômetros do Muvi. Já foram instaladas as vigas e as pré-lajes; agora, estão sendo colocados outros elementos estruturais da ponte.
“Alcântara é o Saara de São Gonçalo a coisa aqui é efervescente. Agora com essa facilidade de vir o local vai ficar ainda mais agitado. Espero que tenham educação na hora do uso que vai servir para todos”, disse a moradora Mariana Gomes.

Segundo a Prefeitura, por essa ponte, passarão quatro pistas: duas no sentido Guaxindiba e outras duas no sentido Neves. No mesmo trecho, está sendo feito um muro de contenção para as pistas de rolamento por onde passarão os veículos, além de calçada e ciclovia.
O Executivo destaca que todo o trecho do Muvi é beneficiado com redes de drenagem, além da construção de calçadas, ciclovias, meios-fios, pavimentação, paisagismo e pistas preferenciais para ônibus. O Projeto tem início em Neves e segue até Guaxindiba, passando por vários bairros.

“O Muvi é o maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com investimento de R$ 287 milhões, e está sendo executado através de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. No momento, intervenções estão em andamento também nos trechos 4, 5 e 6. O projeto do Muvi foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe)”, afirmou na nota a Prefeitura.
O prefeito Capitão Nelson, o Muvi é um projeto que mudou a cara da cidade.
“Antes, São Gonçalo era abandonada, com poucas obras de infraestrutura e era conhecida como uma cidade dormitório. O Muvi, dentre outras obras, está nos ajudando a mudar essa realidade. Além dos empregos que estamos gerando, a mobilidade do gonçalense nos trechos do corredor viário que estão prontos é motivo de orgulho, as pessoas conseguem passar pela cidade com menos dificuldades pelo Projeto. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, e ao deputado federal Altineu Côrtes pelas melhorias em nossa cidade”, disse o prefeito.
Mesma opinião do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, que está em alta no Palácio Guanabara.
“Seguindo a determinação do governador Cláudio Castro, estamos avançando no trecho 5 do Muvi. As frentes estão em ritmo acelerado e já começam a transformar a mobilidade de quem vive e trabalha no eixo central de São Gonçalo. É uma obra que melhora o acesso, organiza a cidade e devolve qualidade de vida para a população”, disse o secretário.
Foto: Renan Otto
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
