Adultos e crianças poderão ter acompanhamento de equipe multiprofissional
Os portadores de obesidade grave já contam com atendimento especializado na rede municipal de São Gonçalo. A Secretaria de Saúde implantou consultório no PAM Neves para adultos e na Clínica da Criança, no Zé Garoto, para menores. Nos dois casos, os pacientes terão acompanhamento de equipe multiprofissional formada por endocrinologista, enfermeiro, nutricionista e psicólogo.
A implantação dos consultórios especializados, que já estão em funcionamento, fazem parte da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO), desenvolvida por nutricionistas da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria, outros gestores da saúde e da educação e que já é referência no Estado do Rio de Janeiro. Eles vêm para somar com os atendimentos das unidades de saúde da família (USFs) através das equipes multiprofissionais do e-Multi. Os profissionais foram qualificados para os atendimentos.
Para o paciente, o primeiro passo é procurar uma USF. “Os atendimentos para os portadores de sobrepeso e obesidade começam nas unidades básicas. Os nutricionistas, educadores físicos, médicos e enfermeiros já atendem com esse olhar e direcionamento diferenciados. Aqueles que necessitarem do atendimento especializado serão encaminhados. E se houver necessidade, também terá atendimentos com assistente social, educador físico e fisioterapeuta na USF”, explicou a coordenadora da Atan, Cássia Soares Santos Sousa.
Os gonçalenses adultos que serão direcionados para o consultório especializado são aqueles que têm índice de massa corporal (fórmula utilizada para avaliar se uma pessoa tem um peso saudável em relação à sua altura – IMC) igual ou superior a 40, considerado portador de obesidade grave pelo Ministério da Saúde e com risco elevado de desenvolver múltiplas doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardíacos, respiratórios e nas articulações.
Este é o caso da dona de casa Tamiris Rocha Santos, de 32 anos. Asmática, com bronquite e com a descoberta recente da hipertensão, ela procurou a USF e foi encaminhada para o endocrinologista para o emagrecimento. Ela estava ansiosa para a primeira consulta, com a consciência que tem que perder mais de 40 quilos com a intenção de fazer a cirurgia bariátrica.
“É a minha primeira consulta com o endocrinologista na linha específica para a obesidade. Meu peso ideal é entre 75 e 78 quilos e eu vou fazer tudo que for preciso para melhorar a minha qualidade de vida, principalmente em relação aos meus filhos, que não consigo acompanhar, fazer atividades com eles e brincar devido à obesidade. Quero melhorar para participar mais da vida dos meus filhos”, contou Tamiris, que também passou pela consulta com nutricionista no PAM Neves.
As crianças elegíveis para o tratamento são aquelas que têm até 5 anos com percentil ≥ 99,9 e de 5 a 12 anos com percentil 97 (gráfico encontrado na Caderneta de Vacinação da Criança). A avaliação desses dados será realizada pelos profissionais das USFs. “Os atendimentos vão focar na promoção da saúde com orientações sobre mudanças no estilo de vida, prática regular de atividades físicas e a adoção de uma alimentação mais saudável, além de tratamento psicológico”, finalizou a coordenadora geral de Nutrição da Secretaria de Saúde, Priscilla Vieira.
Foto: Julio Diniz
São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.
