Nova campanha do governo reforça medidas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Nova campanha do governo reforça medidas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Ação da Secretaria de Estado de Turismo e da Polícia Civil, em parceria com o trade turístico, reforça o trabalho de conscientização e prevenção

O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (22/10), a campanha “Rio: Divirta-se em Segurança”, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), TurisRio e a Polícia Civil, através da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). A iniciativa busca orientar turistas nacionais e internacionais sobre práticas seguras, reforçando ações de conscientização e prevenção durante a estadia no Rio de Janeiro.

O lançamento aconteceu no Quiosque Areia MPB, em Copacabana, com a presença de representantes do trade turístico, autoridades e entidades parceiras. O principal material da campanha é um folder trilíngue (português, inglês e espanhol) com orientações simples e diretas sobre cuidados pessoais, transporte, aplicativos de relacionamento, emergências e contatos úteis. O conteúdo será distribuído em aeroportos, rodoviárias, hotéis, quiosques da Orla Rio, atrativos turísticos e eventos. Além disso, o conteúdo da cartilha também está disponível em versão digital nas redes da Setur-RJ, TurisRio e parceiros do setor.

– O Rio vive um novo momento. Estamos investindo em tecnologia, policiamento e ainda mais integração entre secretarias para oferecer uma experiência cada vez mais segura a quem nos visita. O turismo é um dos motores da nossa economia e garantir segurança é fundamental para consolidar o Rio como um destino competitivo e de referência no cenário internacional – declarou o governador Cláudio Castro.

Ações de proteção ao turista

O Governo do Estado conta com um Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que realiza o policiamento ostensivo e preventivo em locais de grande fluxo de turistas. O patrulhamento realizado por policiais militares é feito de diversas formas para se adaptar a cada área, usando veículos, bicicletas (ciclopatrulhamento) ou a pé. Com atendimento em vários idiomas, o BPTur trabalha em conjunto com outras secretarias e órgãos, como a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) e representantes de consulados.

A Polícia Civil também presta suporte aos turistas com a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), que tem como objetivo principal atender turistas estrangeiros. A delegacia oferece atendimento bilíngue. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, enfatizou o papel da corporação na prevenção e atendimento especializado ao turista.

– A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) é referência no acolhimento e investigação de ocorrências que envolvem visitantes. Essa campanha vem reforçar a importância da prevenção e do diálogo direto com o turista, mostrando que o Rio é um destino seguro e que o poder público está atento e atuante – afirmou Curi.

Crescimento do turismo

Os resultados do turismo confirmam o bom momento vivido pelo Rio de Janeiro. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado recebeu 1,63 milhão de turistas internacionais, um crescimento de 51,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Mantido o ritmo atual, o Rio deve ultrapassar 2 milhões de visitantes estrangeiros até o fim do ano, consolidando o melhor resultado da história e reforçando o impacto direto das ações de promoção e qualificação conduzidas pelo Governo do Estado. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou que segurança e promoção caminham juntas para fortalecer o turismo fluminense.

– Tão importante quanto promover o Rio de Janeiro lá fora é garantir que quem chega aqui viva uma boa experiência. Nosso trabalho é mostrar o melhor do estado, mas também cuidar para que o visitante se sinta seguro e bem acolhido. Essa campanha mostra a força da integração entre o poder público e o trade, em um esforço conjunto para que o turismo continue crescendo com responsabilidade e confiança – destacou Tutuca.

A campanha “Rio: Divirta-se em Segurança” conta com o apoio do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar, Abeoc Brasil, ABIH-RJ, Abrasel, Apresenta Rio, AquaRio, Bioparque do Rio, Santuário Cristo Redentor, Fecomércio RJ, Grupo Arco-Íris, Orla Rio, Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outras instituições.

Faça sua denúncia pelo nosso WhatsApp: (21) 99744 5345

São Gonçalo vai mudar: Notícias de São Gonçalo e toda região.